Andréa dos Santos. Trajetória de volta à escola de jovens negros e jovens negras em Cuiabá-MT: Manifestações de consciência política e consciência étnica.. 01/08/2005

 1v. 148p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Manoel Francisco de Vasconcelos Motta

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT

 

Palavras - chave:

 Educação; Jovens Negros; Consciência Política.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Dirce Maria Falcone Garcia

 

 Maria Aparecida Morgado

 

Linha(s) de pesquisa:

 MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E EDUCAÇÃO POPULAR  Esta Linha têm como principal interesse a abordagem interdisciplinar de categorias chave como democracia e diversidade social, envolvendo a educação no âmbito de organizações partidárias, sindicais e de movimentos sociais.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esse trabalho tem como objeto de análise, investigar a trajetória escolar e social de jovens negros e negras matriculados no Ensino Médio, modalidade de Educação de Jovens e Adultos – regime presencial, a fim de compreender quais seriam os fatores determinantes que explicam o abandono e, posteriormente, o retorno ao processo de escolarização dos mesmos nesse nível e modalidade de ensino na cidade de Cuiabá/Mato Grosso. Utilizamos as contribuições da tradição marxista para compreendermos se as experiências vivenciadas na diversidade de espaços dessa trajetória escolar e social, constituíram ou não fator determinante a esse retorno à escola. A abordagem da pesquisa é qualitativa e utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico; revisão da literatura; mapeamento dos jovens negros e negras matriculados no Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em duas Escolas Estaduais na cidade de Cuiabá; seleção dos sujeitos para realização de entrevista semi - estruturada; levantamento da trajetória de vida dos jovens e análise dos dados, avançando na compreensão das determinações que constituem o problema de pesquisa.