ADRIANA APARECIDA COSSENTINI. A coesão na produção textual: um estudo sobre textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos.. 01/05/2002

 1v. 251p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/ASSIS - LETRAS

 Orientador(es): RONY FARTO PEREIRA

 Biblioteca Depositaria: FCL

 

Email do autor:

 cossentini@zipmail.com.br

 

Palavras - chave:

 produção textual, coesão, coerência, déficit linguístico

 

Área(s) do conhecimento: LETRAS

 

Banca examinadora: 

 DURVALI EMÍLIO FREGONEZI

 

Linha(s) de pesquisa:

 ENSINO DO PORTUGUÊS  Português básico, classificação das palavras para o I e II graus. Ensino do vocabulário.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Trata-se de uma pesquisa sobre a produção de textos realizada na E.E. José Augusto Ribeiro, na cidade de Assis - SP, onde foi averiguado como se processa o ensino da expressão escrita de 2ª e 3ª séries da Educação de Jovens e Adultos (Supletivo) Observei e, posteriormente, realizei diagnósticos dos problemas textuais dos alunos, das concepções do professor com referência ao trabalho em sala de aula, além de ter apresentado sugestões de trabalho com coesão e, consequentemente, com a produção de textos. Durante as observações em sala de aula, atentei para a hipótese do "déficit lingüistico", ou seja, verifiquei se ele é o principal responsável pelas dificuldades de aprendizagem e se ele afeta os alunos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa, em suas conclusões, aponta os problemas que dificultam o processo ensino-aprendizagem, bem como procura colaborar para solucioná-los, orientando para outras formas de ensino que podem ser utilizadas pelos professores, para que se atinja um maior índice de aprendizagem levando-se em conta que a curta duração do curso não deve impedir a instauração da capacidade crítica dos alunos.