WAGNER ROBERTO DO AMARAL. A
POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSDESENVOLVIDA PELA APEART DO PARANÁ:
RECONTANDO SUA HISTÓRIA E SEUS PRINCÍPIO, SEUS PASSOS E ( DEs)
COMPASSOS. 01/02/2003
1v. 259p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/MARILIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): CANDIDO GIRALDEZ VIEITEZ
Biblioteca Depositaria: UNESP
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos,educação popular
Banca examinadora:
MARIA REGINA CLIVATE CAPELO
Linha(s) de pesquisa:
POLÍTICA EDUCACIONAL, ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS EDUCATIVOS E UNIDADES ESCOLARES. Análise da política educac.em desenvolvimento. Análise entre unidade escolar, sistema de ensino e sociedade global. Políticas públicas com vistas à participação dos usuários na gestão de unidades e sistemas de ensino.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: UNESP
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho busca compreender as relações existentes entre as políticas de educação de jovens e adultos e o complexo campo das organizações nao-governamentais no Brasil, através da análise dahistória e da identificação dos princípios político-pedagógicos da APEART- Associação Projeto Educação do Assalariado Rural Temporário, organização que atua no estado do Paraná. o estudo reúne importantes referências bibliográficas que apresentam os diversos contextos, concepções, protagonistas e diretrizes que influenciaram a configuração das políticas de educação de jovens e adultos no Brasil, bem como busca articular o papel das ONGs nestes cenários, explicitando potencialidades e contradições que marcam sua relação junto aos movimentos sociais e aos organismosgovernamentais. A pesquisa realizada junto à APERT possibilitou-nos,a partir da caracterização e análise do seu percurso histórico, afirmar a importância em se evidenciar os princípios político-pedagógicos e demarcar a identidade das organizações, no sentido de se dimensionar e potencializar sua atuação no campo das políticas educacionais.