RITA TAVARES DE MELLO. Um estudo sobre o letramento no Programa de alfabetização de jovens e adultos (PROAJA) no município de Montes Claros. 01/04/2002

 1v. 231p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): LEONCIO JOSE GOMES SOARES

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da Faculdade de Eudcação da UFMG

 

Palavras - chave:

 Alfabetização, Jovens e Adultos, letramento

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 VERA MARIA MASAGÃO RIBEIRO

 

Linha(s) de pesquisa:

 Sociedade, Cultura e Educação  Centra-se no estudo da const. de sujeitos, movimentos sociais e inst. educac. a partir das perspectivas sociológica, antropológica, psicologógica e histórica de investiação.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - MINTER

 

Dependência administrativa

            Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa tem por objetivo analisar as concepções de letramento que vêm orientando a prática pedagógica das professoras do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos - PROAJA, da Rede Municipal de Educação na cidade de Montes Claros (MG). A pesquisa de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, foi realizada com três professoras do referido programa; a coleta de dados envolveu as técnicas de questionários, observação participante, entrevistas e análise de documentos. Procurou-se analisar a concepção de letramento que orientava a prática pedagógica das professoras, no processo de alfabetização de jovens e adultos, através de observação de suas atividades pedagógicas, no cotidiano da sala de aula; como também buscou-se identificar, através do relato oral de vida das professoras, que fatores em sua formação e trajetória da carreira determinaram a inserção e vivências na educação de jovens e adultos. Para efetivar a análise proposta estabeleceu-se um diálogo com estudiosos da temática letramento e da área da educação de jovens e adultos, tais como Magda Soares, Vera Masagão Ribeiro e Paulo Freire. A relação entre os dados coletados e a discussão teórica realizada demonstrou que as concepções de letramento das professoras se revelaram de forma diferenciada, em função dos objetivos que determinadas professoras buscaram alcançar na relação entre o aprendizado da leitura e da escrita e conseqüentemente em função do direcionamento político ideológico dado por elas durante o processo de alfabetização. As concepções de letramento subjacentes à prática das professoras, ora se revelaram reconhecendo que as habilidades de leitura e escrita não são habilidades neutras a serem utilizadas em práticas sociais quando necessário, mas são habilidades que podem contribuir tanto para reforçar quanto para questionar os valores, as relações sociais presentes no mundo social, ora prevalecendo também a concepção de letramento no modelo "autônomo" (Street,1984), onde em função da concepção de alfabetização que orienta a prática pedagógica sugere que a relação entre o aprendizado da leitura e da escrita e a realidade social dos alunos, fique restrito ao domínio de habilidades necessárias a um indivíduo para que esse atue adequadamente em um contexto social. Essas concepções de letramento, presentes nas práticas das professoras, foram determinantes para que as mesmas estabelecessem diferentes relações entre o aprendizado da leitura e escrita e a realidade social dos alunos, e que o direcionamento político pedagógico dado durante o processo de alfabetização foi diferente em consonância com as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do processo de formação.