Maria da Glória Carvalho Moura. Educação de jovens e adultos no Piauí: 1970/2000. 01/12/2002

 1v. 151p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Maria do Amparo Borges Ferro

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco

 

Palavras - chave:

 Educação

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria do Amparo Borges Ferro

 

 Márcia Maria Gurgel Ribeiro

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação, movimentos sociais e políticas públicas  Desenvolve análises sobre tópicos especiais de educação, procurando contemplar e construir conhecimentos sobre temas educacionais pontuais, numa perspectiva interdisciplinar.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Neste estudo buscamos compreender a Educação de Jovens e Adultos no Piauí, focalizando sua evolução, durante as décadas de 1970-2000, reconstruindo sua história não apenas dentro da especificidade local mas, em um contexto mais abrangente, a Educação Brasileira. A relevância acadêmica deste trabalho está na busca, resgate e registro da educação piauiense, particularmente à destinada aos jovens e adultos. A análise revelou que a educação escolarizada de jovens e adultos, ao longo de sua história não tem recebido a devida atenção, constatando-se certa desobrigação por parte do poder público para com essa modalidade de ensino, mesmo sabendo ser a educação um "direito de todos" prevista na Lei maior do país. É possível perceber alguma mudança a partir de 1971, com o advento da Lei 5692, quando surgiu a possibilidade de cursos voltados especificamente para atender aos jovens e adultos, traduzidos na idéia de supletividade. Mostrou, ainda, que a Lei 9394/96, sancionada após oito anos da promulgação da Constituição de 1988, deu mais reforço à inclusão desses alunos nas escolas, como direito, apresentando novas perspectivas na área. É um estudo cujo embasamento teórico-metodológico considerou aspectos culturais e historiográficos da educação brasileira e piauiense. São apresentados diversas modalidades de programas, cursos e projetos de EJA, com uma análise do perfil dos professores e alunos desta modalidade de ensino, incluindo ainda um enfoque a um projeto executado recentemente no Estado: Construindo Eu Aprendo. O estudo evidencia a carência de produção científica neste campo específico, no âmbito do Estado do Piauí, o que dificultou a localização de informações durante a produção do trabalho, apontando, portanto, para a necessidade de incentivo a pesquisa nesta temática. Toda a análise desta trajetória histórica, foi realizada refletindo as desigualdades socioeconômicas e culturais, sem desvincular-se do contexto nacional.