Érica Aparecida Kawakami. Educação de Jovens e Adultos no ensino médio: a implementação da telessala sob o olhar avaliativo dos alunos. 2007

 

1v. 118p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO

 

Orientador(es): JOSÉ MARCELINO DE REZENDE PINTO

 

Biblioteca Depositária: USP

 

 

Palavras-chaves:                                                                                                              

 

Educação de jovens e adultos; Telessala; Telecurso 2000.

 

 

Área(s) do conhecimento: PSICOLOGIA

 

Banca examinadora:                                                                                                                  

JOSÉ MARCELINO DE REZENDE PINTO .

 

Linha(s) de pesquisa:

Nãofoi informado pela autora no trabalho

Dependência administrativa                                                                                           

Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

A presente investigação aborda o processo de formação de jovens e adultos desenvolvido no espaço escolar, constituindo-se numa tentativa de articular reflexões em torno da telessala no ensino médio, uma forma de ensino semipresencial organizada a partir dos programas do Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho. É no campo do direito à educação que se insere a pesquisa, na qual se discute as políticas públicas direcionadas àqueles que tiveram negado o acesso, ou a permanência no sistema escolar. O estudo pretende conhecer a experiência dos alunos de uma telessala da rede estadual de ensino, tendo como referência a avaliação que estes alunos fazem do ensino oferecido. Optou-se por uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, na modalidade estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a análise documental e realizadas entrevistas, apoiadas em roteiros semi-estruturados. Foram entrevistados dez alunos, dois professores, um coordenador pedagógico e um supervisor de ensino. Os procedimentos de análise dos dados envolveram o agrupamento dos depoimentos em conjuntos temáticos, considerando-se os núcleos de semelhança e observando as tendências dominantes, numa perspectiva de análise temática. Evidenciou-se, neste estudo, que o impacto da implementação da telessala como forma de educação de jovens e adultos, sob o ponto de vista dos alunos que nela ingressam, não esteve comprometido com o atendimento das necessidades educacionais dos alunos, tampouco considerou sua condição de trabalhador ou seu processo de retorno à escola. A percepção de obtenção de uma mínima aprendizagem predomina nos relatos dos alunos, os quais assinalam que a telessala não oferece condições de prosseguimento dos estudos e o mau planejamento do tempo de cada aula, que concentra um volume muito grande de conteúdos, contribui para que estas sejam muito condensadas e superficiais. Os alunos afirmam ainda que a telessala oferece, marcadamente, um processo de ensino extremamente fragmentado. Por seus percursos escolares marcados por interrupções do processo de escolarização e pelo considerável intervalo de tempo em que os alunos permaneceram afastados do sistema escolar, a linguagem e o formato que caracterizam as teleaulas não favorecem a aprendizagem. Os alunos associam a evasão da telessala aos seguintes fatores: não percepção de aprendizagem suficiente, em termos de aquisição de conhecimento e saberes significativos e reprovação na avaliação final, que é externa. Desse modo, a telessala parece desrespeitar determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96 e da própria Constituição Federal de 1988, ao não garantir a conclusão do ensino médio para a maior parte dos alunos. Nesse âmbito, cabe ao poder público considerar a necessidade de uma avaliação ampla e sistemática da telessala, como forma eficiente de educação de jovens e adultos e criar as condições adequadas de permanência na educação de jovens e adultos, assegurando, inclusive, as oportunidades de continuidade de estudos em outros níveis.