Maria Aparecida Rezende. A Construção de Saberes Pedagógicos por uma Professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Estadual de Ensino - Município de Cuiabá - MT: um estudo de caso.. 01/06/2004

 1v. 208p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Jorcelina Elisabeth Fernandes

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE

 

Palavras - chave:

 Educação; Saberes; Cotidiano; Cultura; Formação.

 

Área(s) do conhecimento:EDUCAÇÃO 

 

Banca examinadora: 

 Leôncio José Gomes Soares

 

Linha(s) de pesquisa:

 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR  A Linha têm como foco de interesse, estudos sobre formação de professores e Organização Escolar em diferentes níveis de ensino. 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Essa investigação é um estudo de caso, cujo objeto foi a prática docente de uma professora de Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos básicos são: investigar que saberes a professora constrói no cotidiano de sua prática educativa com a Educação de Jovens e Adultos, ao mesmo tempo, compreender como ela consegue resolver as problemáticas pedagógicas que surgem durante o seu trabalho em sala de aula. Foi fundamental entender na análise a relação existente entre os saberes construídos na vida cotidiana da professora e a construção dos saberes pedagógicos, incluindo nessa mesma relação as resoluções dos conflitos pedagógicos surgidos no cotidiano da sala de aula. Diversos autores nos orientaram na resposta que procurávamos, como: Alarcão (1996); Elliott (1994); Freire (1997, 2000, 2002); Geertz (1989); Giroux (1997); Heller (2000); Kincheloe (1997); Schön (2000); Tardif (2002); Zeichnner (2000) e outros. Buscando conhecimentos nos autores elencados foi possível referenciar os diferentes saberes existentes na vida profissional e pessoal de uma professora. Usamos a pesquisa bibliográfica e a de campo através da técnica da observação participante, entrevista gravada e diálogos reconstruídos. Assim, pudemos perceber que a professora constrói seus saberes pedagógicos dando ênfases aos saberes adquiridos na vida cotidiana e aos saberes experienciais e com eles, ela buscou resolver as problemáticas surgidas no cotidiano de sua sala de aula. Os outros saberes relacionados à ciência da educação tiveram um menor peso para sua prática docente. Nesse sentido, as instituições públicas devem refletir sobre seu trabalho na formação de professores, entendendo que os saberes da vida cotidiana e os da experiência são pontos de partida que devem ser utilizados para um ponto de chegada visando um trabalho profissional transformador.