Idabel Nascimento Silva. Educação
de Jovens e Adultos em Alagoas: o caso do Projeto Saber. 01/07/2005
1v. 195p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Emilia Maria da Trindade Prestes
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB/Biblioteca do Centro de Educação
Palavras - chave:
Políticas-Educacionais-Públicas-Jovens-Adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Claudia Egler Cury
Linha(s) de pesquisa:
Políticas Públicas e Práticas Educativas Estudos e pesquisas voltados à democracia e cidadania; dimensão educativa das políticas públicas, processos de ensino-aprendizagem, gestão escolar, educação inclusiva e necessidades especiais, formação do educador.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação estuda a relação entre as orientações das políticas públicas na EJA em âmbito internacional e sua aplicação nos contextos nacional e local. A pesquisa, de natureza descritiva, tomou como objeto de estudo, o caso do Projeto Saber, uma proposta educativa de EJA em vigor no Estado de Alagoas desde 2001. Estuda a trajetória do Projeto Saber no período de 2001-2004, no que se refere a sua caracterização, estrutura e funcionamento através de documentos e depoimentos dos seus atores. Descreve as bases políticas, teóricas e legais para a sustentação da EJA no cenário internacional, nacional e estadual a partir dos anos 90, objetivando estabelecer uma relação com o surgimento e desenvolvimento do Projeto Saber. Através de pesquisa bibliográfica e documental, contextualizada a situação política local de Alagoas. Concluímos que o Projeto Saber surgiu como uma política pública emergente para a EJA em Alagoas e, mesmo não fugindo aos modelos dos programas anteriormente apresenta inovações e não se distancia das determinações políticas educacionais internacionais e nacionais para a oferta desta modalidade de ensino.