Valdenice Souza Lima. As Necessidades de Letramento na Visão de Jovens e Adultos não ou pouco
Escolarizados, de Formandos de Magistério e de Alfabetizadores de Macapá, AP..
01/02/2001
1v. 157p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - LINGÜÍSTICA APLICADA
Orientador(es): Sylvia Bueno Terzi
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Palavras - chave:
Educação; Alfabetização; Formação de Alfabetizadores.
Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES
Banca examinadora:
Ana Lúcia Guedes Pinto
Maria Rita Salzano Moraes
Sylvia Bueno Terzi
Linha(s) de pesquisa:
Leitura, Aquisição de Escrita e Letramento Investigações em torno da psicogênese da escrita, da produção de textos em língua materna, segunda língua e língua estrangeira, bem como das práticas de letramento em situações cotidianas.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Neste trabalho procuro identificar as necessidades de letramento de jovens e adultos não ou pouco escolarizados do município de Macapá, AP, como eles mesmos as concebem, para confrontá-las com as concepções dessas necessidades na visão de formandos de Magistério e professores alfabetizadores de adultos. A partir das concepções dessas necessidades manifestas por esses formandos e professores, procuro verificar se a formação que estes têm recebido permite-lhes desenvolver práticas pedagógicas voltadas para o letramento, este compreendido como um conjunto de práticas sociais mediadas pela escrita, e não simplesmente como processo de alfabetização. Tem-se, a partir dos dados, que as concepções dos jovens e adultos são condicionadas pela situação de letramento das suas comunidades e pela influência dos cursos que estão freqüentando; e que as concepções dos formandos e alfabetizadores são condicionadas pelas escolas de formação, pelos cursos complementares que lhes são, por vezes, oferecidos, e pela interação com os alunos, o que ocasiona uma certa disparidade na forma de cada um desses grupos conceberem essas necessidades de letramento. Isso indica que esse nível de educação de Macapá precisa passar por um redirecionamento com ênfase na preparação adequada do professor alfabetizador.