SHEILA CRISTINA FURTADO SALES. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DA BAHIA - PROGRAMA ACELERAÇÃO I E II.. 01/09/2001

 1v. 185p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

 Orientador(es): Sérgio Haddad

 Biblioteca Depositaria: Bibliotéca Central da PUCSP

 

Email do autor:

 sheila@uesb.br

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; Plíticas Educacional; Bahia.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 MARIA CLARA DI PIERRO

 

Linha(s) de pesquisa:

 ORGANIZAÇÕES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS  ABRANGE AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E DO ESTADO NAS E A PARTIR DAS QUAIS SÃO PROMOVIDAS MUDANÇAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS, INSTAURAM-SE POLÍTICAS EUDCACIONAIS E PLANEJAM-SE REFORMAS DE ENSINO.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo procurou analisar as políticas de ensino fundamental para jovens e adultos adotadas pelo Governo do Estado da Bahia, na década de noventa, especialmente os Programas de Suplência de Educação Básica, implantado e executado no período de 1993 a 1997 e Ensino Fundamental - Aceleração I e II, implantado desde 1998. A presente investigação visou a identificar os fatores que motivaram a implantação, ocorrida em 1998, do Programa de Aceleração I e II em substituição ao Programa de Suplência de Educação Básica. Além disso, também foi objetivo desde trabalho identificar fatores positivos e negativos conseqüentes dessa mudança de Programas. Verificou-se que não houve nenhuma mudança significativa, enquanto política de educação de jovens e adultos no Estado da Bahia. A transformação do Programa de Suplência em Programa de Aceleração, implicou mais em uma mudança de nomenclatura, com vistas à inclusão dos alunos matriculados no Curso de EJA no ensino fundamental, a fim de que fossem contemplados pelas verbas do Fundef, destinadas ao Estado da Bahia.