Regina Maria Loreto de Oliveira. A Modalidade no Discurso de Professores de
Ensino de Jovens e Adultos sobre a experiência da aprendizagem mediada de Feuerstein. 01/11/2006
1v. 141p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM
Orientador(es): Orlando Vian Junior
Biblioteca Depositaria: PUC-SP
Palavras - chave:
EJA, Mediação, Gramática sistêmico-funcional
Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA
Banca examinadora:
Alzira da Silva Shimoura
Linha(s) de pesquisa:
LINGUAGEM E TRABALHO Os objetivos desta linha são: ampliar a atuação profissional do lingüística a diferentes setores da sociedade, entre eles, empresa, escola, serviço público e hospital; proceder à análise e à descrição de gêneros que circulam em diferentes situações.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
De acordo com os educadores Freire (1976, 1983, 1986, 2002, 2004) Gadotti (2003), o EJA, Ensino de Jovens e Adultos, é aquele que permite ao educando compreender a língua nacional e ter acesso aos meios de produção cultural, priorizando uma relação dialógica entre alunos e professores, devendo estes últimos, segundo o psicólogo Vygotsky (1984, 1993, 1994, 1999) e uma das divulgadoras de sua obra no Brasil, Kohl (1992, 1995, 2004), atuar primordialmente como elementos mediadores de molde a formar aprendizes autônomos e independentes. Este estudo tem por objetivo principal aferir, através de questionários respondidos por doze professores de língua inglesa de EJA, sendo seis da rede pública e seis da rede privada de ensino no município de São Paulo, quais suas percepções sobre mediação e professor-mediador, assim como verificar o quanto uma concepção autoritária e não dialógica de ensino ainda prevalece no discurso dos docentes. Este questionário contém a tradução de doze questões elaboradas pelo psicólogo Feuerstein (1980, 2002), cada uma das quais associada a um parâmetro de mediação por ele considerado relevante e estudado pelos divulgadores de sua obra Martins de Souza et al. (2003). As respostas aos questionários foram analisadas sob a perspectiva da gramática sistêmico-funcional (Halliday,1985/1994), focalizando a Modalização, realizada internamente pelo operador finito modal e pelo adjunto de modo freqüência e externamente realizada pela adição de uma pseudosentença, a metáfora gramatical, que pode ser objetiva ou subjetiva. A utilização recorrente de deve, tem, precisa e pode nas respostas aponta para professores que não costumam utilizar a mediação no âmbito do EJA.