TALITA LUCI MENDES FALCÃO. ALFABETIZAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS: O PROGRAMA SOROCABA E REGIÃO 100 ANALFABETOS E OS
CRITÉRIOS ATUAIS DE ALFABETIZAÇÃO. 01/09/2005
1v. 89p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SOROCABA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): LUIZ CARLOS BARREIRA
Biblioteca Depositaria: ALUISIO DE ALMEIDA
Palavras - chave:
Alfabetização de Jovens e Adultos;Cultura Escrita .
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
VERA MASAGÃO RIBEIRO
Linha(s) de pesquisa:
INSTITUIÇÃO ESCOLAR: HISTÓRIA, POLÍTICAS E PRÁTICAS Investiga a Instituição Escolar e suas relações com as transformações da sociedade, com as políticas educacionais e Práticas Escolares.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho tem por objetivo investigar alguns aspectos importantes do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, da Universidade de Sorocaba, em especial, a concepção de alfabetização nele contida, tendo em vista os critérios atuais de alfabetização. Por se tratar de pesquisa de cunho histórico, a metodologia utilizada foi estruturada de acordo com essas peculiaridades, ou seja, a análise bibliográfica e documental, dos materiais que constituem a escrituração do referido Programa. A análise bibliográfica diz respeito à contextualização do problema, quando realizamos uma breve retrospectiva histórica, com ênfase na década de 90. Junto às diversas questões de ordem políticas que ocorreram nessa época, verifica-se um novo paradigma educacional, estando à alfabetização inserida nesse panorama. Nesse sentido, entender os termos correlatos à alfabetização (letramento, alfabetismo, cultura escrita), que surgiram concomitantemente com essas novas abordagens educacionais, também servirão de referencial para as análises dos critérios atuais de alfabetização. Dessa forma, finaliza-se a dissertação com o estudo do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, tanto quanto a sua especificidade estrutural, quanto a sua Proposta-Político Pedagógica. Partindo desses critérios de alfabetização, verifica-se, sobretudo, que o estudo de novas medidas deverão ser propostas para ações que envolvam a modalidade Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista a priorização de atendimento diferenciado.