DENISE ALVES DE ARAÚJO. O ENSINO
MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E O
ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DE APRENDIZAGEM. 01/12/2001
1v. 147p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
denisearaujo@hotmail.com
Palavras - chave:
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Área(s) do conhecimento:
ENSINO-APRENDIZAGEM
Banca examinadora:
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA
Linha(s) de pesquisa:
Espaços Educativos, produção e apropriação de conhecimentos A linha tem por objeto a investigação de espaços educativos e da prod. e socialização de conhec., saberes e prát. pedag. Aspectos instit. e cult. dos espaços educativos. Formação e atuação docentes. Papel das linguagens e representações
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho focaliza o curriculo de matemática expresso nos materiais didáticos produzidos por escolas que oferecem o ensino Médio para jovens e adultos. A escolha de determinados conteúdos e sua abordagem nos materiais revelam concepções de matemática, de ensino de matemática e de educação de jovens e adultos de seus elaboradores e apresentam algumas possibilidades de atendimento às necessidades básicas de aprendizagem dos alunos. As estratégias para atribuir significado ao conhecimento matemático, as habilidades que podem ser desenvolvidas por meio das atividades propostas e os valores que perpassam todas essas escolhas mostram que, se por um lado o curriculo construído para esse segmento ainda contribui para reforçar a exclusão, po outro algumas inovações já são visíveis.