DENISE ALVES DE ARAÚJO. O ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DE APRENDIZAGEM. 01/12/2001

 1v. 147p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 

Email do autor:

 denisearaujo@hotmail.com 

 

Palavras - chave:

 CURRÍCULO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

Área(s) do conhecimento: 

 ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Banca examinadora: 

 MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA

 

Linha(s) de pesquisa:

 Espaços Educativos, produção e apropriação de conhecimentos  A linha tem por objeto a investigação de espaços educativos e da prod. e socialização de conhec., saberes e prát. pedag. Aspectos instit. e cult. dos espaços educativos. Formação e atuação docentes. Papel das linguagens e representações

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:  CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Federal 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho focaliza o curriculo de matemática expresso nos materiais didáticos produzidos por escolas que oferecem o ensino Médio para jovens e adultos. A escolha de determinados conteúdos e sua abordagem nos materiais revelam concepções de matemática, de ensino de matemática e de educação de jovens e adultos de seus elaboradores e apresentam algumas possibilidades de atendimento às necessidades básicas de aprendizagem dos alunos. As estratégias para atribuir significado ao conhecimento matemático, as habilidades que podem ser desenvolvidas por meio das atividades propostas e os valores que perpassam todas essas escolhas mostram que, se por um lado o curriculo construído para esse segmento ainda contribui para reforçar a exclusão, po outro algumas inovações já são visíveis.