Charles Moreira Cunha. O trabalho docente em equipe: tramas e processos vivenciados e significados atribuídos. A experiência do Projeto de educação de Trabalhadores - PET. 01/05/2003

 1v. 213p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): LEONCIO JOSE GOMES SOARES

 Biblioteca Depositaria: Biblitoeca da Faculdade de Educação

 

Palavras - chave:

 Trabalho Docente, Projeto educação e trabalho

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 MIGUEL GONZÁLEZ ARROYO

 

Linha(s) de pesquisa:

 Sociedade, Cultura e Educação  Centra-se no estudo da const. de sujeitos, movimentos sociais e inst. educac. a partir das perspectivas sociológica, antropológica, psicologógica e histórica de investiação.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O intento desta pesquisa é registrar o 'como' se organiza o trabalho docente em equipe e os significados atribuídos pelos professores diante desta perspectiva de trabalho. O locus deste trabalho é um projeto de educação de jovens e adultos - Projeto de Educação de Trabalhadores - PET, cuja origem é uma proposição da instituição Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte, em parceria com sindicados, com a Universidade Federal de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte. O projeto pesquisado localiza-se numa região industrial de Belo Horizonte, chamada Barreiro. Trata-se de uma pesquisa de tipo etnográfico, o que orientou a coleta de dados por cinco meses, diariamente, com a prática de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e o recurso da gravação em áudio, com uma parcela dos professores, dez no total. Foram feitos, também, registros em fotos e em filmagens em VHS. A pesquisa elucidou uma variedade de tramas e processos vividos no trabalho, como (re) significações acerca do universo docente dentro da experiência em equipe.