Debora Regina de Oliveira Fernandes. Educação no campo: o caso do
Assentamento Dona Helena. 01/12/2000
1v. 174p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Emilia Maria da Trindade Prestes
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da
UFPB
Palavras - chave:
Educação no Campo; Assentamento Rural; Movim.
Soc. no campo;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Afonso Celso Caldeira Scocuglia
Ivan Targino Moreira
Linha(s) de pesquisa:
Educação, Estado e Políticas Públicas Estudos, Análises e
Avaliação das Políticas Públicas do Estado em sua relação com a Educação
Popular
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho aborda a questão da
educação em uma comunidade de área de assentamento rural paraibana procurando
compreender o significado histórico de educação para a população da área em estudo. Para tanto,
buscou caracterizar as suas condições de vida e de trabalho e identificar os
diversos espaços e as diversas formas de troca de saberes, assim como as
expectativas que esta população possui em relação à educação escolar. A
pesquisa foi desenvolvida com base em metodologia etnográfica e elegeu como
sujeitos de investigação e a serem entrevistados/as trabalhadores/as rurais
jovens e adultos/as, mais escolarizados/as e menos/não escolarizados/as do
Assentamento Dona Helena, localizado no Município de Cruz do Espírito Santo,
Paraíba. Os dados foram coletados por meio da observação participante; do
registro fotográfico; das entrevistas em grupo; das entrevistas individuais;
das conversas informais e das reuniões com os assentados, os técnicos do
Projeto Lumiar, agentes da CPT, funcionários do INCRA, membros da Associação,
professores do Assentamento e alunos; além de fontes documentais. Os resultados
indicaram que esta população fora excluída historicamente de bens materiais e
de direitos sociais básicos e que mesmo depois da luta pela/da conquista da
terra esses trabalhadores e essas trabalhadoras ainda permanecem em situação de
extrema pobreza apesar de não estarem mais submissos ao jugo de um patrão.
Percebemos que no Assentamento Dona Helena a educação configurada enquanto uma
teoria coletiva significa um processo de troca de saberes, no qual estão
envolvidos diferentes agentes de cultura para atenderem diferentes tipos de
fins: socialização conhecimentos com vistas à formação de pessoas e grupos de
pessoas e/ou transformação das relações sociais, econômicas políticas e
culturais dadas historicamente.