Debora Regina de Oliveira Fernandes. Educação no campo: o caso do Assentamento Dona Helena. 01/12/2000

 1v. 174p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Emilia Maria da Trindade Prestes

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB

 

Palavras - chave:

 Educação no Campo; Assentamento Rural; Movim. Soc. no campo;

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Afonso Celso Caldeira Scocuglia

 

 Ivan Targino Moreira

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação, Estado e Políticas Públicas  Estudos, Análises e Avaliação das Políticas Públicas do Estado em sua relação com a Educação Popular

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho aborda a questão da educação em uma comunidade de área de assentamento rural paraibana procurando compreender o significado histórico de educação para a população da área em estudo. Para tanto, buscou caracterizar as suas condições de vida e de trabalho e identificar os diversos espaços e as diversas formas de troca de saberes, assim como as expectativas que esta população possui em relação à educação escolar. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologia etnográfica e elegeu como sujeitos de investigação e a serem entrevistados/as trabalhadores/as rurais jovens e adultos/as, mais escolarizados/as e menos/não escolarizados/as do Assentamento Dona Helena, localizado no Município de Cruz do Espírito Santo, Paraíba. Os dados foram coletados por meio da observação participante; do registro fotográfico; das entrevistas em grupo; das entrevistas individuais; das conversas informais e das reuniões com os assentados, os técnicos do Projeto Lumiar, agentes da CPT, funcionários do INCRA, membros da Associação, professores do Assentamento e alunos; além de fontes documentais. Os resultados indicaram que esta população fora excluída historicamente de bens materiais e de direitos sociais básicos e que mesmo depois da luta pela/da conquista da terra esses trabalhadores e essas trabalhadoras ainda permanecem em situação de extrema pobreza apesar de não estarem mais submissos ao jugo de um patrão. Percebemos que no Assentamento Dona Helena a educação configurada enquanto uma teoria coletiva significa um processo de troca de saberes, no qual estão envolvidos diferentes agentes de cultura para atenderem diferentes tipos de fins: socialização conhecimentos com vistas à formação de pessoas e grupos de pessoas e/ou transformação das relações sociais, econômicas políticas e culturais dadas historicamente.