Paulino Lopes Moreira. Estudo Esploratório sobre Estudos Sociais na Educação Básica de Adutlos em Cabo Verde. 01/09/2006

 1v. 115p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): Branca Jurema Ponce

 Biblioteca Depositaria: PUC/SP

 

Palavras - chave:

 Cabo Verde; Ensino; Educação de Adultos; Estudos sociais;

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Branca Jurema Ponce

 

Linha(s) de pesquisa:

 POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES  Estuda políticas de currículos na realidade contemporânea, privilegiando projetos inovadores que caminham na linha da proposição de um currículo emancipatório.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  Convênio Interinstitucioanal - IDEA / PUC.SP

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo se debruça sobre o processo ensino-aprendizagem dos Estudos Sociais na Educação Básica dos Adultos (EBA), tendo em conta as concepções, os princípios e as práticas educativas desenvolvidas nessa disciplina. Trata-se, objectivamente, de um estudo exploratório sobre o processo ensino-aprendizagem dos Estudos Sociais em Cabo Verde, mais especificamente na cidade da Praia. Efectivamente, o nosso estudo procura descrever os documentos que sustentam o referido processo, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos animadores nos círculos de cultura, em relação aos quais foi feita uma apreciação crítica. Em Cabo Verde a educação básica de adultos desenvolveu-se em duas fases, 1ª e 2ª fases, até a generalização da reforma educativa ocorrido em 1994, altura em que a mesma passa a efectuar-se em três fases. A língua Portuguesa e Matemática são as duas áreas disciplinares leccionadas na 1ª e 2ª fases, aos quais se junta as Ciências Integradas na 3ª fase. Nas duas primeiras fases, os conteúdos de Estudos Sociais são abordados nas disciplinas de Língua e Matemática numa perspectiva interdisciplinar, enquanto que na 3ª fase são trabalhados, de forma autónoma, na disciplina de Ciências Integradas. O acompanhamento pedagógico que efectuamos no âmbito da nossa actividade profissional, assume como um importante suporte da descrição das práticas, mas o que constituiu a base da referida discrição foi as observações feitas em dois círculos da 3ª fase da Educação Básica de Adultos seleccionadas para o efeito