Paulino Lopes Moreira. Estudo Esploratório sobre Estudos Sociais na Educação Básica de Adutlos em
Cabo Verde. 01/09/2006
1v. 115p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE
CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Orientador(es):
Branca Jurema Ponce
Biblioteca Depositaria: PUC/SP
Palavras - chave:
Cabo Verde; Ensino; Educação de Adultos;
Estudos sociais;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Branca Jurema Ponce
Linha(s) de pesquisa:
POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E
CURRICULARES Estuda políticas de
currículos na realidade contemporânea, privilegiando projetos inovadores que
caminham na linha da proposição de um currículo emancipatório.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação:
Convênio Interinstitucioanal - IDEA / PUC.SP
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo se debruça sobre o processo
ensino-aprendizagem dos Estudos Sociais na Educação Básica dos Adultos (EBA),
tendo em conta as concepções, os princípios e as práticas educativas
desenvolvidas nessa disciplina. Trata-se, objectivamente,
de um estudo exploratório sobre o processo ensino-aprendizagem dos Estudos
Sociais em Cabo Verde,
mais especificamente na cidade da Praia. Efectivamente,
o nosso estudo procura descrever os documentos que sustentam o referido
processo, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos animadores nos
círculos de cultura, em relação aos quais foi feita uma apreciação crítica. Em Cabo Verde a educação
básica de adultos desenvolveu-se em duas fases, 1ª e 2ª fases, até a
generalização da reforma educativa ocorrido em 1994, altura em que a mesma
passa a efectuar-se em três fases. A língua
Portuguesa e Matemática são as duas áreas disciplinares leccionadas
na 1ª e 2ª fases, aos quais se junta as Ciências Integradas na 3ª fase. Nas
duas primeiras fases, os conteúdos de Estudos Sociais são abordados nas
disciplinas de Língua e Matemática numa perspectiva interdisciplinar, enquanto
que na 3ª fase são trabalhados, de forma autónoma, na
disciplina de Ciências Integradas. O acompanhamento pedagógico que efectuamos no âmbito da nossa actividade
profissional, assume como um importante suporte da descrição das práticas, mas
o que constituiu a base da referida discrição foi as observações feitas em dois
círculos da 3ª fase da Educação Básica de Adultos seleccionadas
para o efeito