Nilce da Silva.
Falar, Ler, Escrever: um estudo sobre o processo de formação de adultos
lusófonos em situação de pouca escolarização. 01/08/2001. 1v.
222p. Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Helena Coharik Chamlian
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos, escolarização, educação.
Banca examinadora:
Jean Biarnès
Linha(s) de pesquisa:
Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares Comporta investigações acerca das práticas institucionais de ensino e dos saberes produzidos para orientá-las, nos diferentes níveis de organização do sistema escolar, bem como estudos dos processos e das políticas que implementam projetos de formação doc
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
CAPES - DS
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
A presente pesquisa procura contribuir para a compreensão de aspectos práticos e teóricos acerca da educação de jovens e adultos em situação de pouca escolarização na cidade de São Paulo. Para tanto, a autora realiza pesquisa de campo, com características da autobiografia e da etnografia, junto a três grupos de sujeitos: imigrantes brasileiros escolarizados e residentes em Paris; imigrantes brasileiros pouco escolarizados, na cidade sueca de Gotemburgo e, finalmente, alunos migrantes que freqüentam cursos de ensino supletivo, na cidade de São Paulo. O quadro teórico da autora é bastante amplo, utilizando conceitos de diversas áreas do saber. Os principais autores trabalhados foram: Vygostky, Jack Goody, Lacan, Freud, Winnicott, Biarnès, Paulo Freire e Labov. A autora conclui, entre outros fatos, que os três grupos de sujeitos pesquisados possuem características semelhantes no que diz respeito ao modo de relacionamento com o universo letrado de inserção. Ou seja, o fato de dominar perfeitamente a língua materna (na escrita inclusive) não garante o acesso ao direito da cidadania, ou ainda, não altera a condição de oprimido do sujeito em questão.