MERCEDES BÊTTA QUINTANO DE CARVALHO. OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/06/2002

 1v. 129p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): MARIA MACHADO MALTA CAMPOS

 Biblioteca Depositaria: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

 

Email do autor:

 mbettacs@uol.com.br

 

Palavras - chave:

 SABERES PROFISSIONAIS

 

Área(s) do conhecimento: CURRÍCULO

 

Banca examinadora: 

 ISABEL FRANCHI CAPPELLETTI

 

 JOSÉ CERCHI FUSARI

 

 MARIA MACHADO MALTA CAMPOS

 

Linha(s) de pesquisa:

 POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES  ESTUDA POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA REALIDADE BRASILEIRA, PRIVILEGIANDO PROJETOS INOVADORES QUE CAMINHAM NA LINHA DA PROPOSIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO PARTICIPATIVO.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES-PROSUP

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho objetivou identificar quais saberes pedagógicos que os professores de educação de jovens e adultos mobilizam para construir as suas práticas. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso sobre o curso noturno "supletivo", nível médio, de uma escola pública estadual situada na cidade de São Paulo. Para a coleta de dados foram utilizados: entrevistas semi-estruturadas com professores, diretora e coordenadora pedagógica; questionários respondidos por alunos e professores e registros dos dados de observação em sala de aula. A linha teórica do trabalho foi dada pelos estudos de Tardif (2000), Perrenoud (1999) e Nóvoa (1995). A análise qualitativa dos depoimentos e registros de observação revelou, entre outros aspectos, que os professores da educação de jovens e adultos não recebem orientação específica para trabalhar com esse alunado, nem em sua formação prévia, nem na formação em serviço; eles mobilizam diferentes saberes na sua prática pedagógica e seus alunos, de uma maneira ou de outra, parecem aprender e crêem que a escola lhes trará melhores condições de vida.