MERCEDES BÊTTA QUINTANO DE CARVALHO. OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS. 01/06/2002
1v. 129p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Orientador(es): MARIA MACHADO MALTA CAMPOS
Biblioteca Depositaria: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Email do autor:
mbettacs@uol.com.br
Palavras - chave:
SABERES PROFISSIONAIS
Área(s) do conhecimento: CURRÍCULO
Banca examinadora:
ISABEL FRANCHI CAPPELLETTI
JOSÉ CERCHI FUSARI
MARIA MACHADO MALTA CAMPOS
Linha(s) de pesquisa:
POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES ESTUDA POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA REALIDADE BRASILEIRA, PRIVILEGIANDO PROJETOS INOVADORES QUE CAMINHAM NA LINHA DA PROPOSIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO PARTICIPATIVO.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES-PROSUP
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho objetivou identificar quais saberes pedagógicos que os professores de educação de jovens e adultos mobilizam para construir as suas práticas. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso sobre o curso noturno "supletivo", nível médio, de uma escola pública estadual situada na cidade de São Paulo. Para a coleta de dados foram utilizados: entrevistas semi-estruturadas com professores, diretora e coordenadora pedagógica; questionários respondidos por alunos e professores e registros dos dados de observação em sala de aula. A linha teórica do trabalho foi dada pelos estudos de Tardif (2000), Perrenoud (1999) e Nóvoa (1995). A análise qualitativa dos depoimentos e registros de observação revelou, entre outros aspectos, que os professores da educação de jovens e adultos não recebem orientação específica para trabalhar com esse alunado, nem em sua formação prévia, nem na formação em serviço; eles mobilizam diferentes saberes na sua prática pedagógica e seus alunos, de uma maneira ou de outra, parecem aprender e crêem que a escola lhes trará melhores condições de vida.