MARTENS,
Vera Lucia de Castro Lima. Adulto com problemas de aprendizagem: uma leitura psicopedagógica do infantil que há no adulto. 2003. 056 p.
Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Local: São Paulo/SP
Resumo:
Trata-se de uma
pesquisa de cunho fenomenológico cujo objetivo visa identificar as expectativas
dos jovens e adultos, em processo de alfabetização, ao retornarem para a
escola. A inquietação que gerou o tema/problema desta pesquisa nasceu na minha
infância e foi se alimentando em minha trajetória acadêmica, como profissional
da educação e como pesquisar. Foram selecionados intencionalmente doze
participantes residentes nas cidades de Florianópolis e São José. Por uma saber
libertador foi à essência que fluiu na caminhada da pesquisa. Esta essência
caracteriza-se pelas seguintes dimensões: a exclusão do saber, a ânsia pelo saber, o saber compartilhado, o saber desejante
e o saber e o saber como instrumento. Assim, este trabalho reafirma o
compromisso de uma educação para todos. Na alfabetização isto só tem sentido
numa prática libertadora que possibilite aos homens e as mulheres a leitura
crítica do e no contexto em que são inseridos. Entende-se que todos têm o
direito de "dizerem" as suas palavras. Compreender este mundo, reinventa-lo. Idioma Texto em português,com
resumo em inglês.