MARTENS, Vera Lucia de Castro Lima. Adulto com problemas de aprendizagem: uma leitura psicopedagógica do infantil que há no adulto. 2003. 056 p. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

 Local: São Paulo/SP

 

 Resumo:   

 

Trata-se de uma pesquisa de cunho fenomenológico cujo objetivo visa identificar as expectativas dos jovens e adultos, em processo de alfabetização, ao retornarem para a escola. A inquietação que gerou o tema/problema desta pesquisa nasceu na minha infância e foi se alimentando em minha trajetória acadêmica, como profissional da educação e como pesquisar. Foram selecionados intencionalmente doze participantes residentes nas cidades de Florianópolis e São José. Por uma saber libertador foi à essência que fluiu na caminhada da pesquisa. Esta essência caracteriza-se pelas seguintes dimensões: a exclusão do saber, a ânsia pelo saber, o saber compartilhado, o saber desejante e o saber e o saber como instrumento. Assim, este trabalho reafirma o compromisso de uma educação para todos. Na alfabetização isto só tem sentido numa prática libertadora que possibilite aos homens e as mulheres a leitura crítica do e no contexto em que são inseridos. Entende-se que todos têm o direito de "dizerem" as suas palavras. Compreender este mundo, reinventa-lo. Idioma Texto em português,com resumo em inglês.