José Irelanio Leite de Ataíde. Escolaridade Básica e Demandas do Mundo do Trabalho: Um Estudo de campo sobre o PAE (Programa de Aumento de Escolaridade) em um Centro Comunitário na Cidade do Rio de Janeiro. 01/05/2001. 1v. 255p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): José Carmelo Braz de Carvalho

 

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca setorial do CTCH - PUC-Rio

 

Palavras - chave: escolaridade basica

 

Área(s) do conhecimento:EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Alícia Maria C. Catalano de Bonamino

 

 Rosália Maria Duarte

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação, Relações Sociais e Construção Democrática  Esta linha de pesquisa investiga as diversas estratégias voltadas para a democratização da educação básica: infantil, fundamental, média e de jovens e adultos. Inclui tanto a análise de políticas macrossociais quanto a avaliação de prática

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa: Particular

Resumo tese/dissertação:

 A dissertação analisa a proposta pedagógica do PAE - Programa de Aumento de Escolaridade - a partir de um estudo de campo realizado em um centro comunitário na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O PAE resulta de parcerias entre a SMTr-Rio, a ONG "Viva Rio", SEBRAE, FIESP, FIRJAN e a Fundação Roberto Marinho. Utiliza a proposta pedagógica, os métodos e técnicas de ensino supletivo, na modalidade do Telecurso 2000, como o propósito de mobilizar ONGs, governos e empresários para a superação do déficit educacional de significativas parcelas da população carioca, oferecendo escolarização básica a jovens e adultos, a fim de prepará-los para as constantes transformações ocorrendo no mundo do trabalho. Inicialmente a dissertação sistematiza conceitos, conteúdos e suas respectivas formas de operacionalização desenvolvidos pelo PAE, em relação às chamadas competências básicas no ensino fundamental, em vistas à inserção ocupacional demandada pelo mundo do trabalho. A partir desse quadro de referências sobre a proposta Pedagógica do PAE, desdobra-se a pesquisa de campo através de diversos procedimentos: observações em sala de aula; aplicação de questionário avaliativo sobre as percepções dos alunos quanto às competências desenvolvidas pelo PAE; entrevistas semi-estruturadas com o docente, a supervisão pedagógica e os alunos da telessala. Essa confrontação entre a escolaridade básica proposta pelo PAE e a empregabilidade pretendida é analisada através de uma avaliação da proposta pedagógica, seus conteúdos curriculares e métodos de ensino-aprendizagem, relativamente aos seguintes eixos temáticos: 1) o redimensionamento da política de EJA implicada no PAE; 2) discussão sobre sua metodologia ser ou não apropriada à EJA; 3) os processos de formação, capacitação, orientação docente; e 4) as potencialidades e limitações do PAE na garantia de efetivas condições de escolaridade básica e de empregabilidade.