José
Irelanio Leite de Ataíde. Escolaridade Básica e
Demandas do Mundo do Trabalho: Um Estudo de campo sobre o PAE (Programa de
Aumento de Escolaridade)
Orientador(es): José Carmelo Braz de Carvalho
Biblioteca Depositaria: Biblioteca setorial do
CTCH - PUC-Rio
Palavras - chave: escolaridade basica
Área(s) do conhecimento:EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Alícia Maria C. Catalano de Bonamino
Rosália Maria Duarte
Linha(s) de pesquisa:
Educação, Relações Sociais e Construção
Democrática Esta
linha de pesquisa investiga as diversas estratégias voltadas para a
democratização da educação básica: infantil, fundamental, média e de jovens e
adultos. Inclui tanto a análise de políticas macrossociais
quanto a avaliação de prática
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa:
Particular
Resumo tese/dissertação:
A dissertação analisa a proposta pedagógica do PAE - Programa de Aumento de Escolaridade - a partir de um estudo de campo realizado em um centro comunitário na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O PAE resulta de parcerias entre a SMTr-Rio, a ONG "Viva Rio", SEBRAE, FIESP, FIRJAN e a Fundação Roberto Marinho. Utiliza a proposta pedagógica, os métodos e técnicas de ensino supletivo, na modalidade do Telecurso 2000, como o propósito de mobilizar ONGs, governos e empresários para a superação do déficit educacional de significativas parcelas da população carioca, oferecendo escolarização básica a jovens e adultos, a fim de prepará-los para as constantes transformações ocorrendo no mundo do trabalho. Inicialmente a dissertação sistematiza conceitos, conteúdos e suas respectivas formas de operacionalização desenvolvidos pelo PAE, em relação às chamadas competências básicas no ensino fundamental, em vistas à inserção ocupacional demandada pelo mundo do trabalho. A partir desse quadro de referências sobre a proposta Pedagógica do PAE, desdobra-se a pesquisa de campo através de diversos procedimentos: observações em sala de aula; aplicação de questionário avaliativo sobre as percepções dos alunos quanto às competências desenvolvidas pelo PAE; entrevistas semi-estruturadas com o docente, a supervisão pedagógica e os alunos da telessala. Essa confrontação entre a escolaridade básica proposta pelo PAE e a empregabilidade pretendida é analisada através de uma avaliação da proposta pedagógica, seus conteúdos curriculares e métodos de ensino-aprendizagem, relativamente aos seguintes eixos temáticos: 1) o redimensionamento da política de EJA implicada no PAE; 2) discussão sobre sua metodologia ser ou não apropriada à EJA; 3) os processos de formação, capacitação, orientação docente; e 4) as potencialidades e limitações do PAE na garantia de efetivas condições de escolaridade básica e de empregabilidade.