Graça Ane Hauer Anfilo. O Currículo de Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. 01/12/2002

 1v. 105p. Mestrado. UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Ariclê Vechia

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UTP

 

Email do autor:

 hauer.anfilo@uol.com.br

 

Palavras - chave:

 Currículo, Educação de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: 

 CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO

 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Banca examinadora: 

 Acácia Zeneida Kuenzer

 

 Maria Auxiliadora Cavazotti

 

Linha(s) de pesquisa:

 Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores  A linha de pesquisa tem como objetivo pesquisar os múltiplos elementos articuladores da realização da educação na instituição escolar.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo visa analisar as peculiaridades curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino (RME) de Ponta Grossa. Tal investigação se faz necessária, tendo em vista a elaboração de uma proposta curricular própria de EJA para esta rede de ensino. O estudo investiga as peculiaridades curriculares da EJA como forma de embasamento para a construção dessa proposta. A análise permite caracterizar os alunos deste segmento de ensino, identificando suas necessidades, interesses e expectativas educacionais, procurando traçar o perfil dos mesmos. Permite também investigar quais foram as experiências curriculares anteriores já implementadas, caracterizando a atual proposta curricular de EJA que o município vem trabalhando. Decorrente desta análise extrai-se alguns indicativos para a orientação da proposta curricular própria de EJA que a RME de Ponta Grossa ora elabora. Esta deverá ser construída principalmente a partir das necessidades, interesses e expectativas dos alunos a quem se destina, tendo em vista atender a realidade dos mesmos, considerando seus conhecimentos e experiências, ou seja, suas histórias de vida. A construção dessa proposta deverá ser embasada também, nas experiências curriculares anteriores e nas características da proposta curricular atual. Dessa forma, almeja-se o aluno como sujeito de sua aprendizagem com vistas a uma sólida formação teórica aliada às suas implicações práticas. Assim haverá possibilidades de desenvolver a consciência crítica objetivando ao indivíduo alcançar patamares de cidadão crítico, para que possa participar ativamente na sociedade em que está inserido, buscando melhores condições de vida. Palavras-chave: Currículo, Educação de Jovens e Adultos