Lucia Maria De Santis Barella. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas. 30/05/2007                 

1v. 223 p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO                

Orientador(es): SERGIO ANTONIO DA SILVA LEITE                                                                  

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital da UNICAMP

 

Palavras - chave:

Alfabetização; Letramento; Educação de jovens e adultos; Leitura; Escrita.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO; CONHECIMENTO; LINGUAGEM E ARTE

 

Banca examinadora:

SERGIO ANTONIO DA SILVA LEITE                                                                                                                                                                                                 

SONIA GIUBILEI                                                                                                                     

RAQUEL SAREK FIAD                                                                                                               

PRISCILA LAROCCA                                                                                                                  

EZEQUIEL THEODORO DA SILVA

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                                  

Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

A presente pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita de jovens e adultos, alunos da FUMEC? Fundação Municipal para a Educação Comunitária - identificando as possíveis relações com as práticas pedagógicas vivenciadas por estes. Tais práticas, por sua vez, referem-se a um processo de alfabetização baseado na perspectiva do letramento. A base teórica utilizada é a abordagem histórico-cultural e os estudos sobre letramento. A metodologia de pesquisa adotada é a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas realizadas com os sujeitos no início e no final do processo, registros feitos pela pesquisadora em diário de campo e anotações feitas pelos alunos, sobre suas práticas de leitura e escrita, em diários individuais de leitura e escrita. Os resultados, produtos da análise das respostas emitidas pelos sujeitos nas entrevistas e anotações feitas por eles em seus diários, demonstram uma ampliação das práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos sujeitos, que podem ser relacionadas com as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o processo de alfabetização em sala de aula.