Lucia
Maria De Santis Barella. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do
letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e
possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas. 30/05/2007
1v. 223 p. Mestrado.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador(es): SERGIO ANTONIO
DA SILVA LEITE
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Digital da UNICAMP
Palavras -
chave:
Alfabetização;
Letramento; Educação de jovens e adultos; Leitura; Escrita.
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO; CONHECIMENTO; LINGUAGEM E ARTE
Banca examinadora:
SERGIO ANTONIO DA SILVA LEITE
SONIA GIUBILEI
RAQUEL SAREK FIAD
PRISCILA LAROCCA
EZEQUIEL THEODORO DA SILVA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo
tese/dissertação:
A
presente pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento das práticas de
leitura e escrita de jovens e adultos, alunos da FUMEC? Fundação Municipal para
a Educação Comunitária - identificando as possíveis relações com as práticas
pedagógicas vivenciadas por estes. Tais práticas, por sua vez, referem-se a um
processo de alfabetização baseado na perspectiva do letramento. A base teórica
utilizada é a abordagem histórico-cultural e os estudos sobre letramento. A
metodologia de pesquisa adotada é a abordagem qualitativa do tipo etnográfico.
A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas realizadas com os sujeitos no
início e no final do processo, registros feitos pela pesquisadora em diário de
campo e anotações feitas pelos alunos, sobre suas práticas de leitura e
escrita, em diários individuais de leitura e escrita. Os resultados, produtos
da análise das respostas emitidas pelos sujeitos nas entrevistas e anotações
feitas por eles em seus diários, demonstram uma ampliação das práticas de
leitura e escrita desenvolvidas pelos sujeitos, que podem ser relacionadas com
as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o processo de alfabetização em
sala de aula.