Izabel Cristina de Araujo Franco.
"Procedimentos multiplicativos: do cálculo mental à representação escolar
na educação matemática de jovens e adultos"..
01/02/2004
1v. 130p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): DIONE LUCCHESI DE CARVALHO
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Palavras - chave:
Educação Crítica; Sociocultural; Multiplicação;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS
Linha(s) de pesquisa:
Educação Matemática, Científica e Tecnológica EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Estudos referentes à: 1) História e filosofia da educação matemática; 2) aspectos psicológicos e cognitivos do ensino de aprendizagem da matemática; 3) Formação de professores de matemática para diferentes níveis de ensino; 4)
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: Capes
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O objetivo central dessa dissertação se refere a investigar os procedimentos matemáticos expressos oralmente pelos alunos na resolução de um problema de multiplicação, quando se busca a representação desses procedimentos pela escrita matemática aceita escolar e socialmente. A questão investigativa apresenta-se da seguinte forma: como acontece a passagem dos procedimentos de cálculo mental à escrita matemática, pasando pela expressão oral, evidenciados na resolução de um problema de multiplicação na alfabetização de jovens e adultos? para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado o trabalho de campo com alunos de uma classe multiseriada de alfabetização de jovens e adultos na cidade de Campinas.