Izabel Cristina de Araujo Franco. "Procedimentos multiplicativos: do cálculo mental à representação escolar na educação matemática de jovens e adultos".. 01/02/2004

 1v. 130p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): DIONE LUCCHESI DE CARVALHO

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Palavras - chave:

 Educação Crítica; Sociocultural; Multiplicação;

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora:

 

CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação Matemática, Científica e Tecnológica  EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Estudos referentes à: 1) História e filosofia da educação matemática; 2) aspectos psicológicos e cognitivos do ensino de aprendizagem da matemática; 3) Formação de professores de matemática para diferentes níveis de ensino; 4)

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: Capes

 

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O objetivo central dessa dissertação se refere a investigar os procedimentos matemáticos expressos oralmente pelos alunos na resolução de um problema de multiplicação, quando se busca a representação desses procedimentos pela escrita matemática aceita escolar e socialmente. A questão investigativa apresenta-se da seguinte forma: como acontece a passagem dos procedimentos de cálculo mental à escrita matemática, pasando pela expressão oral, evidenciados na resolução de um problema de multiplicação na alfabetização de jovens e adultos? para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado o trabalho de campo com alunos de uma classe multiseriada de alfabetização de jovens e adultos na cidade de Campinas.