VERA REGINA MENDES DE GODOY. SENTIMENTOS EM RELAÇÃO À SUPLÊNCIA DO
ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 8ª SÉRIE. 01/08/2005
1v. 153p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
Orientador(es): ABIGAIL ALVARENGA MAHONEY
Biblioteca Depositaria: PUCSP
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos, Sentimentos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ABIGAIL ALVARENGA MAHONEY
LAURINDA RAMALHO DE ALMEIDA
MARIA LEILA ALVES
Linha(s) de pesquisa:
DESENVOLVIMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO-HUMANO SUA RELAÇÃO COM PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS CONTEXTOS ESCOLARES, FAMILIARES E COMUNITÁRIOS.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
CAPES PROSUP - MOD. II
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Este estudo teve como objetivo investigar os sentimentos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos em relação ao processo ensino-aprendizagem em relação aos professores, aos colegas de classe, às formas de ensinar, à grade curricular, à organização geral da suplência e em relação aos aspectos mais valorizados na suplência. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de São Paulo, com um grupo de 6 alunos que estavam concluindo a 8ª série. Os dados foram coletados através de questionário e entrevista coletiva. A análise dos dados foi realizada à luz da teoria psicogenética de Henri Wallon. Os resultados apresentaram oscilações nos sentimentos dos alunos entrevistados, como medo, satisfação e desapontamento em relação aos professores; sentimentos de constrangimento, respeito e realização em relação aos colegas; satisfação, desânimo, confusão e decepção em relação às formas de ensinar e insatisfação em relação à grade curricular.