Paula Maria de Sá Alves Paliteiro. A
EDUCAÇÃO DE ADULTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM PORTUGAL: O PERÍODO DA CONSTRUÇÃO
EUROPEIA. 01/01/2003
1v. 146p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Timothy Denis Ireland
Biblioteca Depositaria: PPGE
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS - POLÍTICAS PÚBLICAS -
PORTUGAL
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
João Francisco de Souza
Linha(s) de pesquisa:
Educação de Jovens e Adultos Estudos e pesquisas sobre teorias e
metodologias em educação de jovens e adultos.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo pretende traçar um fio
condutor das políticas públicas de educação de adultos em Portugal no período
que vai desde a sua entrada na Comunidade Econômica Europeia,
em 1986 - ano no qual, também, é promulgada a nova Lei
de Bases do Sistema Educativo Português -, até à formação da Agência Nacional
de Educação e Formação de Adultos (ANEFA), em 2000. No entanto, em termos de
contextualização, viajaremos, por vezes, um pouco mais atrás tendo em conta
dois outros importantes marcos históricos em Portugal, um a promulgação da
Constituição da República, o outro o 25 de Abril, traduzindo as novas realidades
da vida política, econômica e social criada pela Revolução em Portugal. Neste
período, pretendemos evidenciar as "tentativas de avanços" das
políticas públicas da educação de adultos, no contexto da construção europeia vivido por Portugal. Percorrendo um encadeamento
de situações e de "trabalhos" no campo da educação de adultos
demonstra-se que Portugal é marcado, ao longo dos anos, por uma educação de
adultos fragmentada e assente mais numa lógica escolar onde se privilegia a
escolarização de 2ª oportunidade. Perante isto, somos levados a questionar o
seguinte: porque é que Portugal, o Estado-membro da União Europeia
que sempre teve as taxas de alfabetização mais baixas na sua população adulta
nunca priorizou a educação de adultos na sua agenda política? Nesta conjuntura,
em 2000, nasce a ANEFA, um Instituto Público sujeito à dupla superintendência e
tutela dos Ministros da Educação e do Trabalho e da Solidariedade Social, que
pretende dar visibilidade e estratégias de valorização pessoal, profissional,
cívica e cultural, na óptica da empregabilidade, da criatividade, da
adaptabilidade e da cidadania activa. Este percurso
terá como referencial teórico as orientações Internacionais sobre Educação de Jovens e Adultos nos últimos anos, período com um ambiente
caracterizado pela articulação das sociedades contemporâneas numa sociedade
global. A metodologia adoptada assenta numa pesquisa
de natureza teórica e exploratória.