Paula Maria de Sá Alves Paliteiro. A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM PORTUGAL: O PERÍODO DA CONSTRUÇÃO EUROPEIA. 01/01/2003

 1v. 146p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Timothy Denis Ireland

 Biblioteca Depositaria: PPGE

 

Palavras - chave:

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS - POLÍTICAS PÚBLICAS - PORTUGAL

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 João Francisco de Souza

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo pretende traçar um fio condutor das políticas públicas de educação de adultos em Portugal no período que vai desde a sua entrada na Comunidade Econômica Europeia, em 1986 - ano no qual, também, é promulgada a nova Lei de Bases do Sistema Educativo Português -, até à formação da Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA), em 2000. No entanto, em termos de contextualização, viajaremos, por vezes, um pouco mais atrás tendo em conta dois outros importantes marcos históricos em Portugal, um a promulgação da Constituição da República, o outro o 25 de Abril, traduzindo as novas realidades da vida política, econômica e social criada pela Revolução em Portugal. Neste período, pretendemos evidenciar as "tentativas de avanços" das políticas públicas da educação de adultos, no contexto da construção europeia vivido por Portugal. Percorrendo um encadeamento de situações e de "trabalhos" no campo da educação de adultos demonstra-se que Portugal é marcado, ao longo dos anos, por uma educação de adultos fragmentada e assente mais numa lógica escolar onde se privilegia a escolarização de 2ª oportunidade. Perante isto, somos levados a questionar o seguinte: porque é que Portugal, o Estado-membro da União Europeia que sempre teve as taxas de alfabetização mais baixas na sua população adulta nunca priorizou a educação de adultos na sua agenda política? Nesta conjuntura, em 2000, nasce a ANEFA, um Instituto Público sujeito à dupla superintendência e tutela dos Ministros da Educação e do Trabalho e da Solidariedade Social, que pretende dar visibilidade e estratégias de valorização pessoal, profissional, cívica e cultural, na óptica da empregabilidade, da criatividade, da adaptabilidade e da cidadania activa. Este percurso terá como referencial teórico as orientações Internacionais sobre Educação de Jovens e Adultos nos últimos anos, período com um ambiente caracterizado pela articulação das sociedades contemporâneas numa sociedade global. A metodologia adoptada assenta numa pesquisa de natureza teórica e exploratória.