Nádia Gebara. Ensino de ciências na educação do trabalhador : o olhar dos educadores sobre um programa de suplência I profissionalizante. 01/08/2005

 1v. 208p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ENSINO DE CIÊNCIAS (MODALIDADES FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA)

 Orientador(es): Yassuko Hosoume

 Biblioteca Depositaria: IFUSP

 

Palavras - chave:

 educação, ensino de ciências, educação de adultos

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 ENSINO-APRENDIZAGEM 

 

Banca examinadora: 

 Marta Maria C. Pernambuco

 

Linha(s) de pesquisa:

 L4 - Renovação de Conteúdos Curriculares de Física e Química  Investigação sobre novas formas de organização e estruturação do conteúdo físico curricular através da reelaboração de conteúdos da Física Clássica; da inserção da Física Moderna e/ou Contemp. ou da elaboração de propostas curriculares interdisciplinares.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho trata de uma proposta de ensino de ciências que incorpora o conteúdo de física no contexto de uma experiência de educação de jovens e adultos, desenvolvida em Diadema/SP entre 95 e 99, através do Programa de Suplência I Profissionalizante - Eletricista Residencial. Os objetivos desta pesquisa são: reconstituir a proposta inicial e o desenvolvimento do programa, bem como mapear o olhar dos educadores sobre ele - em especial a incorporação de física na grade de conteúdo e os possíveis impactos que tenham identificado sobre si mesmos. As fontes utilizadas foram registros dos docentes e assessoria, os materiais oficiais do programa, depoimentos de coordenadores e entrevistas com oito educadores, seis professores e dois instrutores. As entrevistas com educadores foram analisadas em três dimensões: como avaliam o programa, como desenvolveram a prática de ensino em sala de aula e como se enxergaram no programa. Entre os resultados obtidos, observa-se a satisfação dos educadores com o programa, que mencionaram o baixo índice de evasão e um maior estímulo dos alunos quanto ao aprendizado; a percepção de mudanças em sua prática como educador e em sua relação com a área e com o ensino de ciências naturais.