Márcia Kelma de Alencar Abreu. ”A Alfabetização de Adultos e o Movimento da Identidade Pessoal: a leitura do mundo e a leitura de si na transformação de identidade.”. 01/06/2006

 1v. 177p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - PSICOLOGIA

 Orientador(es): Cezar Wagner de Lima Góis

 Biblioteca Depositaria: Centro de Humanidades

 

Palavras - chave:

 Identidade, Alfabetizaçãode adultos, Valor pessoal, Poder.

 

Área(s) do conhecimento: PSICOLOGIA SOCIAL

 

Banca examinadora: 

 Ana Ignêz Belém Lima Nunes

 

 Luciana Lobo Miranda

 

 Verônica Morais Ximenes

 

Linha(s) de pesquisa:

 Subjetividades Contemporâneas e Comportamento Coletivo  Investigação acerca da relação entre a cultura e os modos de construção da subjetividade nas sociedades contemporâneas; sobre as relações entre trabalho e subjetividade; e sobre o comportamento coletivo e sua influência nos processos de mudança social.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa foi realizada com base nos alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, que foram alfabetizados na vida adulta. O objetivo consisti em desvelar o movimento da Identidade Pessoal durante este processo, compreendendo o trânsito de papéis e personagens e a história de vida, relacionando-a às possibilidades e impossibilidades de ser alfabetizando e dar continuidade aos estudos nesta fase da vida. O referencial adotado para a compreensão das relações entre alfabetização e desenvolvimento cognitivo foi o da Pedagogia da Libertação de Paulo Freire, da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferrero e da Teoria Hitórico Cultural da Mente de Vygotsky (1996;2001) e Luria (1990). A Identidade Pessoal é compreendida como noção de si e metamorfose em Ciampa (1998) e como sentimento de si e presença em Góis (2003). A fim de aprender o movimento da Identidade Pessoal foi realizada uma pesquisa qualitativa, combinando a metodologia da história de vida e análise do discurso com a entrevista orientada. Discutiu-se que o analfabetismo é reflexo de várias mazelas sociais, expressas na história de vida dos participantes e que a mesma sociedade que o gera, produz a discriminação e exclusão dele decorrentes, expressos nos sentimentos de vergonha e na construção interiorizada de uma imagem negativa do ser analfabeto. Foram analisados os diversos papéis e personagens produzidos na vida dos participantes, relacionado-os aos caminhos e descaminhos que levaram ao analfabetismo e às tentativas bem sucedida ou fracassada de superação desta condição. Os aspectos de transformação positiva da Identidade Pessoal a partir do processo de alfabetização e suas conquistas foram também identificados e comentados. Conclui-se que a Identidade Pessoal de nossos participantes foi significativamente metamorfoseada durante o processo de alfabetização, de modo diferenciado e singular para cada um deles, frente aos sucessos e fracassos de suas trajetórias