Iane Abiorana Campos. A Interação Verbal em uma Comunidade de Aprendizagem Freireana. 01/02/2000

 1v. 197p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - LINGÜÍSTICA

 Orientador(es): Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade de Brasília

 

Palavras - chave: Interação Verbal, Aprendizagem, Freireana

 

 

Área(s) do conhecimento: SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA

 

 

Banca examinadora: 

 

 Luiz Paulo da Moita Lopes

 

 

Linha(s) de pesquisa: Contato de Línguas e Dialetos  Pesquisa de línguas e dialetos em contato em comunidades de fala territorialmente definidas e/ou em domínios sociais como a escola, os serviços de saúde e judiciais, e outros.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

Este trabalho consiste na análise das aulas de um projeto de alfabetização de adultos em que se utiliza o método Paulo Freire e tem por objetivo o estudo das ações discursivas presentes na sala de aula quanto à ratificação, ou não, do aluno como sujeito de cultura. A pesquisa tem como base os pressupostos da sociolingüística interacional e incorpora as contribuições da etnografia e da antropologia da comunicação para o estudo da organização da conversação. Constata-se neste estudo que os pressupostos teóricos que norteiam as concepções pedagógicas adotadas explicitamente pela professora e pela escola não são suficientes para garantir a efetivação dos objetivos educacionais. Percebe-se que os esquemas de conhecimento trazidos para a aula pelos participantes influenciam suas interpretações e definem as suas ações. Dessa mesma forma, observamos que o papel da professora, bem como as estruturas de participação por ela adotadas, sofrem variações que não correspondem exatamente aos objetivos pedagógicos e filosóficos da abordagem adotada, porque não se restringem a modelos rígidos.