Iane Abiorana Campos. A Interação Verbal
1v. 197p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - LINGÜÍSTICA
Orientador(es): Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Palavras - chave: Interação Verbal, Aprendizagem, Freireana
Área(s) do conhecimento: SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA
Banca examinadora:
Luiz Paulo da Moita Lopes
Linha(s) de pesquisa: Contato de Línguas e Dialetos Pesquisa de línguas e dialetos em contato em comunidades de fala territorialmente definidas e/ou em domínios sociais como a escola, os serviços de saúde e judiciais, e outros.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho consiste na análise das aulas de um projeto de alfabetização de adultos em que se utiliza o método Paulo Freire e tem por objetivo o estudo das ações discursivas presentes na sala de aula quanto à ratificação, ou não, do aluno como sujeito de cultura. A pesquisa tem como base os pressupostos da sociolingüística interacional e incorpora as contribuições da etnografia e da antropologia da comunicação para o estudo da organização da conversação. Constata-se neste estudo que os pressupostos teóricos que norteiam as concepções pedagógicas adotadas explicitamente pela professora e pela escola não são suficientes para garantir a efetivação dos objetivos educacionais. Percebe-se que os esquemas de conhecimento trazidos para a aula pelos participantes influenciam suas interpretações e definem as suas ações. Dessa mesma forma, observamos que o papel da professora, bem como as estruturas de participação por ela adotadas, sofrem variações que não correspondem exatamente aos objetivos pedagógicos e filosóficos da abordagem adotada, porque não se restringem a modelos rígidos.