Eduardo Andre Risuenho
Lauande. A
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS AGRICULTORES FAMILIARES ESTUDANTES DE
MOCAJUBA/PA.. 01/02/2006
1v. 1p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - AGRICULTURAS AMAZÔNICAS
Orientador(es): Orlando Nobre Bezerra de Souza
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central - UFPA
Palavras - chave:
Agricultura Familiar, Educação do Campo, Campesinato
Área(s) do conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS
Banca examinadora:
Janari da Silva Pedroso
Linha(s) de pesquisa:
Interface entre saberes e desenvolvimento da Agricultura Familiar Objetiva propor alternativas tecnológicas, econômicas e ambientais visando aumentar/manter a sustentabilidade da agricultura familiar e com isso reduzir a pressão do desmatamento. Pretende-se atingir esse objetivo através de diagnósticos sobre os sistemas
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: PROINT/UFPA
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação trata de questões relacionadas à Educação Jovens e Adultos e à Educação Rural em Mocajuba/Pa, tomando como eixo principal os Agricultores Familiares Estudantes (AFE) mocajubenses. As questões centrais são: qual a construção histórica da EJA e da educação rural em Mocajuba? E qual o quadro atual da EJA oferecida aos estudantes e AFE na zona rural de Mocajuba? Para tanto, elegem-se como eixos privilegiados: 1) a pesquisa bibliográfica visando a apresentar a história e a conjuntura da agricultura no Brasil, Pará e Mocajuba; 2) estudo histórico da EJA e da educação rural do Brasil, do Pará e de Mocajuba e a pesquisa e o levantamento dos dados oficiais e documentais, para tentar mapear o quadro atual da EJA oferecida pelos organismos oficiais; 3) a análise do material coletado nas visitas às escolas e em entrevistas realizadas com os AFE, as professoras e as lideranças sindicais e comunitárias. O estudo permitiu identificar através dos depoimentos que os AFE têm avançados significativamente na dimensão humana, política e técnica e quando voltam a estudar ou quando entram pela primeira vez em sala de aula representa uma possibilidade de crescer sua cidadania. O que significa avaliar, diante dos resultados desta pesquisa acadêmica, que a escola e sua educação escolar não são prioridades iniciais e únicas dos AFE e sim um dos instrumentos de melhoria da qualidade de vida.