Eneida Ribas. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.. 01/05/2006

 2v. 153p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Maria Lourdes Gisi

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da PUCPR

 

Palavras - chave:

 Políticas educacionais da EJA; Educação de Jovens e Adultos;

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Ana Maria Eyng

 

 Sonia Maria Chaves Haracemiv

 

Linha(s) de pesquisa:

 História e Políticas da Educação  Pensamento educacional brasileiro na sua relação com a história da educação e com a política educacionl, em especial, para a formação de prefessores.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo tem como propósito analisar as políticas educacionais brasileiras da Educação de Jovens e Adultos, em especial, as relacionadas à formação inicial e continuada dos professores. Retoma os registros da história da educação em relação à EJA, evidenciando que esta se caracterizou por um modelo de suplência e de alfabetização, com caráter eminentemente compensatório, sem preocupação com a formação de professores. Em razão das diversidades culturais, sociais e de idade dos alunos, a educação em EJA requer um preparo especial dos professores, de modo a possibilitar uma educação de qualidade. Embora a questão da formação dos professores tenha sido colocada em relevância a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a formação específica para a EJA ainda ocupa pouco espaço no debate nacional, o que motivou o presente estudo. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo mediante a aplicação de questionários junto aos professores que atuam nesta modalidade de ensino. A pesquisa buscou identificar a formação inicial dos professores, as condições de trabalho, a formação específica para a atuação na EJA, a percepção que possuem dos alunos e as dificuldades encontradas no cotidiano escolar. Verifica-se que os professores consideram a EJA um importante espaço para o resgate da cidadania, mas que requer maior atenção no que diz respeito as condições em que a mesma vem sendo ofertada, tanto no que se refere a infraestrutura, como no aspecto pedagógico direcionado para esta modalidade de ensino. Ficou evidente que também o professor é o elemento articulador entre o conhecimento e o aluno e que ele deve possuir uma formação específica para atender esta modalidade de ensino. O estudo, no entanto, indica que ainda não é uma realidade, apenas 58% dos professores tem formação em EJA. Assim tanto em relação a proposta pedagógica, como a formação dos professores requer mais atenção para a especificidade destes alunos.