Eneida Ribas. POLÍTICAS
EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS..
01/05/2006
2v. 153p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Maria Lourdes Gisi
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da PUCPR
Palavras - chave:
Políticas educacionais da EJA; Educação de Jovens e Adultos;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Ana Maria Eyng
Sonia Maria Chaves Haracemiv
Linha(s) de pesquisa:
História e Políticas da Educação Pensamento educacional brasileiro na sua relação com a história da educação e com a política educacionl, em especial, para a formação de prefessores.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Este estudo tem como propósito analisar as
políticas educacionais brasileiras da Educação de Jovens e Adultos, em
especial, as relacionadas à formação inicial e continuada dos
professores. Retoma os registros da história da educação em relação à
EJA, evidenciando que esta se caracterizou por um modelo de suplência e de
alfabetização, com caráter eminentemente compensatório, sem preocupação com a
formação de professores. Em razão das diversidades culturais, sociais e de
idade dos alunos, a educação em EJA requer um preparo especial dos professores,
de modo a possibilitar uma educação de qualidade. Embora a questão da formação
dos professores tenha sido colocada em relevância a partir da aprovação da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a formação específica para a EJA
ainda ocupa pouco espaço no debate nacional, o que motivou o presente estudo.
Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo mediante a aplicação de
questionários junto aos professores que atuam nesta modalidade de ensino. A
pesquisa buscou identificar a formação inicial dos
professores, as condições de trabalho, a formação específica para a
atuação na EJA, a percepção que possuem dos alunos e as dificuldades
encontradas no cotidiano escolar. Verifica-se que os professores consideram a
EJA um importante espaço para o resgate da cidadania, mas que requer maior
atenção no que diz respeito as condições em que a
mesma vem sendo ofertada, tanto no que se refere a infraestrutura,
como no aspecto pedagógico direcionado para esta modalidade de ensino. Ficou evidente
que também o professor é o elemento articulador entre o conhecimento e o aluno
e que ele deve possuir uma formação específica para atender esta modalidade de
ensino. O estudo, no entanto, indica que ainda não é uma realidade, apenas 58%
dos professores tem formação