Enio José Serra dos Santos. O regular noturno de Angra dos Reis: uma
nova proposta para uma escola de jovens e adultos trabalhadores.. 01/04/2003
1v. 170p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Giovanni Semeraro
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central do Gragoatá
Email do autor:
enioserra@olimpo.com.br
Palavras - chave:
educação de jovens e adultos;organização curricular
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Sonia Maria de Vargas
Linha(s) de pesquisa:
POLÍTICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO E SUAS REPERCUSSÕES NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS LOCAIS Analisa como as políticas nacionais de educação estão sendo implementadas em municípios do RJ, através das instituições públicas locais e assumidas pela organização da sociedade civil e incorporadas pelas famílias.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Inserido no contexto da busca por uma Educação de Jovens e Adultos que leve em conta a condição de trabalhador de seus educandos, este trabalho objetiva analisar as políticas e práticas que possibilitaram a implementação de uma grade curricular inovadora para o ensino regular noturno do Ensino Fundamental da rede municipal de Angra dos Reis. Resultante do processo de amadurecimento de dirigentes e profissionais do ensino, possibilitado pelas instâncias de discussão instauradas pela Secretaria Municipal de Educação ao longo de três gestões do Partido dos Trabalhadores, a nova organização curricular trazia como pressupostos teórico-metodológicos os fundamentos da pedagogia freiriana. A pesquisa foi realizada no âmbito da formulação de políticas educacionais e das práticas por elas engendradas, a partir da observação participante do autor, pertencente, à época, ao quadro de coordenadores pedagógicos do ensino noturno. Tendo como ponto de referência a construção curricular das duas escolas pioneiras na implantação do projeto, o trabalho também procurou examinar os sentidos que os sujeitos ativos do processo (profissionais do ensino, alunos e dirigentes) atribuíram às experiências vividas.