Tatiana Fonseca Vinha. Tecnologia, trabalho e educação: perspectivas, estratégias e trajetórias dos jovens no mercado de trabalho informacional. 30/11/2007                  

1v.  248 p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS.                                                 

Orientador(es): HELOISA HELENA TEIXEIRA DE SOUZA MARTINS                                                 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital USP

 

Palavras - chave:                                                                                                                    

Tecnologia da informação; mercado de trabalho; formação profissional; inserção ocupacional; juventude

 

Área(s) do conhecimento: SOCIOLOGIA

 

Banca examinadora:                                                                                                       

HELOISA HELENA TEIXEIRA DE SOUZA MARTINS                                                 

RUY GOMES BRAGA NETO                                                                                                     

CARMEN SYLVIA VIDIGAL MORAES

 

Linha(s) de pesquisa:

O JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO

Dependência administrativa                                                                                            

Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

O objetivo desta pesquisa foi contribuir para a reflexão sobre a relação entre tecnologia, trabalho e educação a partir das perspectivas, estratégias e trajetórias dos jovens, estudantes e trabalhadores do setor de Tecnologia da Informação (TI), na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). As inovações tecnológicas vêm sendo consideradas uma das principais influências das transformações em diversas esferas da sociedade nos últimos anos, especialmente no mundo do trabalho, com a constituição daquilo que é chamado neste estudo de -mercado de trabalho informacional?. O efeito dessas transformações sobre a vivência educacional e profissional desses jovens é o foco desta pesquisa. Os resultados deste estudo mostram que: 1) Apesar do segmento juvenil ter sido favorecido em sua inserção ocupacional pela expansão das novas tecnologias da informação na sociedade, a própria dinâmica do mercado de trabalho informacional, bem como suas novas exigências por competências técnicas e comportamentais, acabaram desfavorecendo os jovens das classes mais pobres. 2) A flexibilização da formação de nível superior e a corrida por capacitação para atender às qualificações demandadas pelo mercado de trabalho fazem com que os estudantes apresentem uma relação cada vez mais instrumental com a educação, influenciando negativamente a qualidade da formação dos profissionais do setor de TI.