Tatiana
Fonseca Vinha. Tecnologia, trabalho e educação: perspectivas, estratégias e
trajetórias dos jovens no mercado de trabalho informacional. 30/11/2007
1v. 248 p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FACULDADE
DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS.
Orientador(es): HELOISA HELENA
TEIXEIRA DE SOUZA MARTINS
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Digital USP
Palavras - chave:
Tecnologia da informação; mercado de
trabalho; formação profissional; inserção ocupacional; juventude
Área(s) do
conhecimento: SOCIOLOGIA
Banca examinadora:
HELOISA HELENA TEIXEIRA DE SOUZA MARTINS
RUY GOMES BRAGA NETO
CARMEN SYLVIA VIDIGAL MORAES
Linha(s) de pesquisa:
O JOVEM NO
MERCADO DE TRABALHO
Dependência administrativa
Estadual
Resumo
tese/dissertação:
O
objetivo desta pesquisa foi contribuir para a reflexão sobre a relação entre
tecnologia, trabalho e educação a partir das perspectivas, estratégias e
trajetórias dos jovens, estudantes e trabalhadores do setor de Tecnologia da
Informação (TI), na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). As inovações
tecnológicas vêm sendo consideradas uma das principais influências das
transformações em diversas esferas da sociedade nos últimos anos, especialmente
no mundo do trabalho, com a constituição daquilo que é chamado neste estudo de -mercado de trabalho informacional?. O efeito dessas
transformações sobre a vivência educacional e profissional desses jovens é o
foco desta pesquisa. Os resultados deste estudo mostram que: 1) Apesar do
segmento juvenil ter sido favorecido em sua inserção ocupacional pela expansão
das novas tecnologias da informação na sociedade, a própria dinâmica do mercado
de trabalho informacional, bem como suas novas exigências por competências
técnicas e comportamentais, acabaram desfavorecendo os jovens das classes mais
pobres. 2) A flexibilização da formação de nível
superior e a corrida por capacitação para atender às qualificações demandadas
pelo mercado de trabalho fazem com que os estudantes apresentem uma relação
cada vez mais instrumental com a educação, influenciando negativamente a
qualidade da formação dos profissionais do setor de TI.