Elma Nunes de Melo. Alfabetizar: O Segredo é a Inteligência da Prática. 01/11/2006

 1v. 115p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Luiz Gonzaga Gonçalves

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UFPB/Biblioteca do Centro de Educação

 

Palavras - chave:

 Inteligência da prática, saberes prévio; prática educativa

 

 

Banca examinadora: 

 Tânia Maria de Melo Moura

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Educação de Jovens e Adultos  Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 

Esta pesquisa está voltada para estudar os recursos da inteligência mobilizados na prática educativa da alfabetização na EJA em Itambé – PE, envolvendo a relação educador/a e educando/a. Pretende-se identificar com este trabalho compreensões manifestas e limites presentes nas práticas educativas das educadoras alfabetizadoras, e, sobretudo, analisar as possibilidades de um ensino que valorize o contexto do educando e seu saber que se apresenta no espaço escolar. Para realizar tal propósito trouxemos alguns autores como Paulo Freire, Victor Fonseca, Edgar Morin, Mágda Soares, entre outros. Estes autores abriram novas perspectivas quanto à conquista de outros conceitos referentes aos saberes populares e sua utilização no processo da aprendizagem da linguagem e da leitura de mundo, no universo da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o uso do grupo focal. Constata-se por meio dos depoimentos das educadoras da EJA, que elas valorizam a realidade da vida dos educandos na sua prática pedagógica e dizem valorizar seus saberes prévios. Numa situação contraditória, suas aulas estão concentradas na exposição de conteúdos de saberes escolares. Constata-se ainda que os educandos almejam realizar suas expectativas com a alfabetização, no entanto há muito que se fazer para atender suas necessidades nos processos educativos. Tais entendimentos revelam a importância do fortalecimento de apoio pedagógico, de uma maior compreensão do educador sobre a extensão de conceitos de alfabetização, e sobre a prática das trocas de saberes entre o educando e o educador, com a valorização dos recursos inteligentes dos educadores e educandos