Maria Margarida Machado. A Política de Formação de Professores que Atuam na Educação de Jovens e Adultos em Goiás na Década de 1990. 01/03/2002. 1v. 200p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

 Orientador(es): Sergio Haddad

 

 Biblioteca Depositaria: PUC-SP

 

Email do autor: mmm2@zaz.com.br

 

Palavras - chave: política; formação de professores; jovens e adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria Isabel de Almeida

 

Linha(s) de pesquisa:

 Organizações e Políticas Educacionais  Abrange as organizações da sociedade civil e do estado nas e a partir das quais são promovidas mudanças nos processos educativos, instauram-se políticas eudcacionais e planejam-se reformas de ensino.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES/PICDT

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

            As diversas pesquisas realizadas sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas duas últimas décadas, buscam evidenciar a necessidade de uma atuação mais consequente do Estado brasileiro nessa modalidade de ensino. A História da Educação Brasileira já muito propagou a necessidade da erradicação do analfabetismo, que não passa efetivamente apenas pela garantia de mais crianças terem acesso ao ensino fundamental na idade indicada como própria, mas estancar o processo de expulsão compulsória de adolescentes e jovens da escola, por meio da repetência ou mesmo da evasão, que gera um número cada vez maior de adultos semi ou não-escolarizados. A formação de professores é um dos componentes da realidade complexa de efetivação de uma política de Educação de Jovens e Adultos e o objetivo central desta pesquisa é analisar os programas de formação destinados aos professores que atuam na EJA, implementados pelo estado de Goiás, na década de 1990. Entender a Educação de Jovens e Adultos como um campo pedagógico próprio e analisá-la na perspectiva da formação de seus professores constitui o exercício de identificar as categorias que demarcam e os referenciais teóricos que possibilitam a análise desse objeto. Os eixos centrais delimitados nesta investigação referem-se à educação de jovens e adultos e à formação dos professores, analisados em sua interação com a política de educação de jovens e adultos implementada pelo estado de Goiás, por meio de duas iniciativas do governo federal para a formação de professores: o Programa Um Salto para o Futuro - Série Educação de Jovens e Adultos e o Programa Parâmetros em Ação para a Educação de Jovens e Adultos.