Maria
Margarida Machado. A Política de Formação de Professores que Atuam na Educação
de Jovens e Adultos em Goiás na Década de 1990. 01/03/2002. 1v.
200p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO:
HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
Orientador(es): Sergio Haddad
Biblioteca Depositaria: PUC-SP
Email do autor: mmm2@zaz.com.br
Palavras - chave: política;
formação de professores; jovens e adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Isabel de Almeida
Linha(s) de pesquisa:
Organizações e Políticas Educacionais Abrange as
organizações da sociedade civil e do estado nas e a partir das quais são
promovidas mudanças nos processos educativos, instauram-se políticas eudcacionais e planejam-se reformas de ensino.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES/PICDT
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
As
diversas pesquisas realizadas sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas
duas últimas décadas, buscam evidenciar a necessidade de uma atuação mais consequente do Estado brasileiro nessa modalidade de
ensino. A História da Educação Brasileira já muito propagou a
necessidade da erradicação do analfabetismo, que não passa efetivamente apenas
pela garantia de mais crianças terem acesso ao ensino fundamental na idade
indicada como própria, mas estancar o processo de expulsão compulsória de
adolescentes e jovens da escola, por meio da repetência ou mesmo da evasão, que
gera um número cada vez maior de adultos semi ou
não-escolarizados. A formação de professores é um dos componentes da
realidade complexa de efetivação de uma política de Educação de Jovens e
Adultos e o objetivo central desta pesquisa é analisar os programas de formação
destinados aos professores que atuam na EJA, implementados pelo estado de
Goiás, na década de 1990. Entender a Educação de Jovens e Adultos como um campo
pedagógico próprio e analisá-la na perspectiva da formação de seus professores
constitui o exercício de identificar as categorias que demarcam e os
referenciais teóricos que possibilitam a análise desse objeto. Os eixos
centrais delimitados nesta investigação referem-se à educação de jovens e
adultos e à formação dos professores, analisados em sua interação com a
política de educação de jovens e adultos implementada pelo estado de Goiás, por
meio de duas iniciativas do governo federal para a formação de professores: o
Programa Um Salto para o Futuro - Série Educação de Jovens e Adultos e o
Programa Parâmetros em Ação para a Educação de Jovens e Adultos.