Paula Cristina Bernardo. Projeto
de Educação de Trabalhadores: a educação enquanto direito subjetivo de jovens e
adultos
1v. 229p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras - chave:
educação de jovens e adultos, educação integral
Banca examinadora:
Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Celso de Rui Beisiegel
Maria Aparecida Ciavatta Pantoja Franco
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Trata-se de estudo de caso, sobre o Projeto de Educação de Trabalhadores –PET, experiência desenvolvida na Escola Municipal União Comunitária (região metropolitana), na cidade de Belo Horizonte. O PET é um projeto de educação de jovens e adultos trabalhadores, de ensino fundamental regular de 1a a 8a série. O objetivo principal desta pesquisa, foi através do resgate da história do Projeto e, da análise dos seus elementos pedagógicos fundantes, compreender a relação do PET com o poder público e a rede municipal de ensino e em que medida este projeto, influenciou ou não a regulamentação da EJA no município, e de quê forma seus princípios foram incorporados à política pública. O método de pesquisa, pautou-se no estudo de fontes documentais (como relatórios pedagógicos, projetos, cadastro de matriculados, texto da Secretaria Municipal de Educação, etc) no trabalho de campo, quando assistimos às aulas e aplicamos questionários com educandos e educadores e nas entrevistas. Desenvolvemos o trabalho com base nas referências teóricas que analisam a educação popular, seu conceito e a educação de jovens e adultos trabalhadores, como Vanilda Paiva, Silvia Manfredi, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Celso Beisiegel, Juarez Dayrell. Sobre a análise do Estado e da sociedade civil, nos apoiamos na leitura de Antônio Gramsci.