Paula Cristina Bernardo. Projeto de Educação de Trabalhadores: a educação enquanto direito subjetivo de jovens e adultos em Belo Horizonte. 01/04/2005

1v. 229p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

Orientador(es): Carmen Sylvia Vidigal Moraes

Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

Palavras - chave:

educação de jovens e adultos, educação integral

 

Banca examinadora:

Carmen Sylvia Vidigal Moraes

           

Celso de Rui Beisiegel

           

Maria Aparecida Ciavatta Pantoja Franco      

 

Dependência administrativa

 Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

Trata-se de estudo de caso, sobre o Projeto de Educação de Trabalhadores –PET, experiência desenvolvida na Escola Municipal União Comunitária (região metropolitana), na cidade de Belo Horizonte. O PET é um projeto de educação de jovens e adultos trabalhadores, de ensino fundamental regular de 1a a 8a série. O objetivo principal desta pesquisa, foi através do resgate da história do Projeto e, da análise dos seus elementos pedagógicos fundantes, compreender a relação do PET com o poder público e a rede municipal de ensino e em que medida este projeto, influenciou ou não a regulamentação da EJA no município, e de quê forma seus princípios foram incorporados à política pública. O método de pesquisa, pautou-se no estudo de fontes documentais (como relatórios pedagógicos, projetos, cadastro de matriculados, texto da Secretaria Municipal de Educação, etc) no trabalho de campo, quando assistimos às aulas e aplicamos questionários com educandos e educadores e nas entrevistas. Desenvolvemos o trabalho com base nas referências teóricas que analisam a educação popular, seu conceito e a educação de jovens e adultos trabalhadores, como Vanilda Paiva, Silvia Manfredi, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Celso Beisiegel, Juarez Dayrell. Sobre a análise do Estado e da sociedade civil, nos apoiamos na leitura de Antônio Gramsci.