Patricia Antonieta de Melo Moura Migliorini. O fracasso
escolar na disciplina de matemática no curso de Educação de Jovens e Adultos - Sesi/Sorocaba. 2007
1v.
168 p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SOROCABA.
Orientador (es): FERNANDO CASADEI SALLES.
Biblioteca
Depositaria: Biblioteca UNISO
Palavras -
chave:
Educação de
Jovens e Adultos; Matemática e Fracasso escolar.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
FERNANDO CASADEI SALLES
WILSON SANDANO
NIURA APARECIDA DE M. R. PADULA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho.
Dependência administrativa
Comunitária
Resumo
tese/dissertação:
O trabalho investiga
o fracasso escolar na disciplina de Matemática no curso de EJA do SESI, na
cidade de Sorocaba. A pesquisa desenvolveu-se segundo uma metodologia do tipo
qualitativa, privilegiando a bibliografia e levantamentos de dados estatísticos
já existentes na educação de jovens e adultos, especialmente em relação à
aprendizagem matemática. A investigação apóia-se em dados obtidos em
entrevistas e aplicação de questionários com alunos (as) e ex-alunos (as) do
ensino médio da EJA - Metodologia Telecurso 2000, que não obtiveram o
aproveitamento mínimo exigido na realização do exame de Matemática entre os
anos de 2005 a 2007. A conclusão principal é a de que não existe uma só
explicação cabal para o fenômeno do fracasso escolar. Ele é resultante da
integração de várias forças que englobam problemas sociais, cognitivos,
econômicos e culturais que cada aluno apresenta.