Patricia Antonieta de Melo Moura Migliorini. O fracasso escolar na disciplina de matemática no curso de Educação de Jovens e Adultos - Sesi/Sorocaba. 2007

 

1v.  168 p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SOROCABA.                                      

 

Orientador (es): FERNANDO CASADEI SALLES.

 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca UNISO

 

 

Palavras - chave:

Educação de Jovens e Adultos; Matemática e Fracasso escolar.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora:                                                                                                    

FERNANDO CASADEI SALLES                                                                                            

WILSON SANDANO                                                                                                                    

NIURA APARECIDA DE M. R. PADULA

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

 

Dependência administrativa                                                                                            

 

Comunitária

 

 

Resumo tese/dissertação:

O trabalho investiga o fracasso escolar na disciplina de Matemática no curso de EJA do SESI, na cidade de Sorocaba. A pesquisa desenvolveu-se segundo uma metodologia do tipo qualitativa, privilegiando a bibliografia e levantamentos de dados estatísticos já existentes na educação de jovens e adultos, especialmente em relação à aprendizagem matemática. A investigação apóia-se em dados obtidos em entrevistas e aplicação de questionários com alunos (as) e ex-alunos (as) do ensino médio da EJA - Metodologia Telecurso 2000, que não obtiveram o aproveitamento mínimo exigido na realização do exame de Matemática entre os anos de 2005 a 2007. A conclusão principal é a de que não existe uma só explicação cabal para o fenômeno do fracasso escolar. Ele é resultante da integração de várias forças que englobam problemas sociais, cognitivos, econômicos e culturais que cada aluno apresenta.