CLEIDE RODRIGUES DA PÁDUA LIMA. A UNIVERSIDADE E A PRÁXIS PEDAGÓGICA DO MONITOR DO TELECURSO: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE. 01/05/2004

 1v. 150p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA EUGÊNIA DE LIMA E MONTES CASTANHO

 Biblioteca Depositaria: PUC-Campinas

 

Palavras - chave:

 Formação de Professores; Telecurso; Educ de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 SONIA GIUBILEI

 

Linha(s) de pesquisa:

 UNIVERSIDADE, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES  Desenvolve pesquisas cujo enfoque incide sobre a docência e formação de professores, quer do ponto de vista das políticas para o ensino superior e suas práticas pedagógicas, quer no sentido da formação de professores para a educação básica. 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho situa-se na linha de pesquisa 'Universidade, Docência e Formação de Professores' e pretende discutir a função docente do monitor de Telecurso por meio de suas ações em sala de aula e da sua práxis pedagógica, desvelando preconceitos em relação a esse segmento e, sobretudo, ao educador de EJA que trabalha no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Partiu-se de um Estudo no Teleposto Bradesco, Osasco, onde se observou a prática pedagógica de 10 monitores em suas respectivas salas de aula e da análise de questionário aplicado a esses mesmos monitores, com questões pertinentes à educação e ao seu fazer pedagógico. A pesquisa intitulada 'A Universidade e a práxis pedagógica do monitor do telecurso: repensando a prática docente' investigou os saberes articulados pelo monitor do telecurso em sua práxis, direcionando o foco analítico para a competência profissional e a reflexão da ação. Buscou-se detectar a forma como os monitores desenvolvem suas aulas, as competências necessárias, o comprometimento e o reflexo de sua práxis no aprendizado dos alunos. A análise dos dados contribuiu para visualizarmos mais claramente a função e atuação do monitor, imprescindíveis no processo de ensino aprendizagem da educação de adultos. Por isso, ressaltamos a importância das instituições de ensino superior incluírem nas grades de seus cursos de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas a preparação específica de professores para a EJA, que sugerimos, priorize um perfil profissional inovador, autônomo, dinâmico, reflexivo e que se obrigue a uma educação permanente, numa busca constante de conhecimento para transpor as dificuldades da sua prática educativa.