Diane Ivanise Fiamoncini. A inserção da dimensão ambiental num programa de educação de jovens e adultos.. 01/12/2006

 1v. 96p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): José Erno Taglieber

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central Comunitária da UNIVALI.

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos, dimensão ambiental.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora:

 

 Valdo Hermes de Lima Barcelos

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 

Formação Docente e Identidades Profissionais  Formação do professor e seus desdobramentos teórico-práticos. Investigação da formação profissional do professor. Processos históricos de profissionalização, bem a construção de sua identidade docente. Currículos de formação inicial e continuada.

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 

Este estudo teve o objetivo de compreender se, e de que forma, a dimensão ambiental está inserida no currículo de um programa de educação de jovens e adultos. Devido à grave crise ambiental pela qual passa a humanidade precisamos considerar a urgente necessidade de prepararmos as pessoas para a compreensão da importância de uma revalorização da relação ser humano ó natureza. Neste sentido é importante verificar como a dimensão ambiental se insere na vida destas pessoas que em algum momento foram excluídas do processo escolar. Verificou- se como os sujeitos percebem a relação: ser humano ó natureza, qualidade de vida e consciência no seu cotidiano. Para alcançar estes objetivos foram realizados levantamentos e análises documentais do projeto político-pedagógico da escola e dos cadernos pedagógicos. Foram, também, realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e professoras, atuantes em sala de aula e construtores do material pedagógico utilizado, alunos e alunas. A pesquisa apontou para a existência da inserção da dimensão ambiental no currículo, sem que esta fosse considerada primordial ou elo de ligação entre os diversos conteúdos. Além disso os professores e as professoras sentem-se inseguros em realizar esta inserção, devido à falta de formação nesta área. Tanto os alunos como os professores, de forma geral, estão conscientes da crise socioambiental, mas nem sempre conseguem transformar esta consciência em soluções práticas no dia a dia.