Celso Caciano Brito. Informática na Educação de Jovens e Adultos: Estudo de Caso na Elaboração e Execução de Trabalhos a Partir de Temas Geradores. 01/03/2002

 2v. 174p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

 Orientador(es): Fernando Alvaro Ostuni Gauthier

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Universitária - UFSC

 

Palavras - chave:

 Aquisição de conhecimento, educação de adultos, aprendizagem

 

 

Área(s) do conhecimento: 

 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Airton Cattani

 

 

Linha(s) de pesquisa:

            INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  A linha de pesquisa em Informática na Educação tem como objetivo o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar com vistas à produção de software e técnicas para aplicação da informática em situações de ensino e aprendizagem.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

            Este trabalho aborda a informática na Educação de Jovens e Adultos, sob uma concepção político-pedagógica que tem como ponto principal a conscientização dos sujeitos envolvidos por meio da ação-reflexão destes sobre o mundo. A atividade educativa nessa abordagem é entendida como ação sócio-político-cultural de cunho revolucionário e conscientizador, construída a partir da realidade cotidiana do sujeito aprendiz. A proposta de trabalho, que toma como base o pensamento pedagógico de Paulo Freire, desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica e estudos de casos com alunos do Ensino Supletivo, usando software aplicativos e um ambiente Web (site na Internet) para a investigação, tematização e problematização de Temas Geradores. A partir da fundamentação teórica no campo da EJA, ensino e aprendizagem mediado por computador e formação para o trabalho, foram realizados dois estudos pilotos onde se buscou identificar as principais características da interação aluno-computador numa situação de aprendizagem formal e como esses recursos computacionais podem auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de educação baseada nos princípios de problematização da realidade. No segundo estudo foi desenvolvido e utilizado um site na Internet como ambiente de apoio a trabalhos com Temas Geradores. O ambiente computacional apresentado neste trabalho, aliado a proposta pedagógica, buscam auxiliar aluno e professor na efetivação de uma prática educativa que tem como base o diálogo entre os sujeitos do conhecimento (aluno/professor) sobre o objeto de estudo (a realidade). Para isso o ambiente oferece como recurso a possibilidade de: configuração pelo professor de acordo com suas necessidade e objetivos, comunicação assíncrona entre os usuários, edição e publicação de trabalhos na Internet e a catalogação de fontes de pesquisa por área de conhecimento.