Diogenes Nicolau Lawand. Memória e ensino de história: uma experiência na educação de jovens e
adultos. 01/10/2004
1v. 290p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras - chave:
Memória e educação, Ensino de história, Educação Patrimonial
Banca examinadora:
Ernesta Zamboni
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação apresenta e analisa, a partir de experiências que o professor/pesquisador teve em suas atividades como educando e educador, algumas potencialidades da relação entre memória e ensino de história. O educador se apropria do ensino de hstória a partir das significações que os alunos atribuem à tal ensino. No primeiro capítulo o conceito de memória é trabalhado a partir de diversos autores, em especial de Meneses, Guarinello, Bosi e Nora. Procurando conceitos de memória em diversos tempos, a memória vai se apresentando como algo vivo, mas optamos pela descaracterização dela como produto de mercado capitalista. Analisamos dois projetos de ensino da rede pública paulista que estavam vinculados ao tema memória e que o autor da dissertação teve certa participação. No segundo capítulo apontamos para a educação patrimonial como caminho educacional vinculando memória e ensino de história. Relacionando memória, patrimônio cultural e cotidiano o ensino de História ganha certas matizes. A memória e o patrimônio cultural vão delineando sentidos para a Educação de Jovens e Adultos. No terceiro capítulo são apresentadas e interpretadas as informações de uma experiência de ensino de história vinculado ao tema memória na Educação de Jovens e Adultos na escola do município de São Paulo ? EMEF José do Patrocínio. Propomos que o trabalho com memória é uma educação para o consumo consciente, não a partir do consumo frenético veiculado no capitalismo globalizante. A comunidade e as diversas histórias de vidas são reconhecidas e elementos formadores de princípios. É a educação para a admiração, para a harmonia com o próprio ritmo, em busca de rastros para a convivência com diferentes. Educandos e educadores podem degustar nas dimensões de um trabalho de educação ligado à memória que passa pelo reconhecimento da dignidade humana , maior vinculação ao processo ensino-aprendizagem e significação das metas de vida dentro do quadro social, procurando esclarecer significados na prática social. A sensibilidade da memória no ensino de história pode favorecer o encontro com a dignidade humana, no acolhimento e esclarecimento das diferenças culturais. Não na imposição ou exclusão de produções culturais