Cintia Wolf do Amaral. ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA: ANÁLISE DAS PRÁTI- CAS PEDAGÓGICAS.. 01/03/2002. 1v. 200p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): Sergio Antonio da Silva Leite

 

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Palavras - chave:

 conscientização;paulo freire;alfabetização

 

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Ensino e Formação do Professor  Estudos dos diferentes aspectos relativos a formação do profissional de educação para atuação nos vários níveis de ensino na educação formal e no âmbito da educação não-formal.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 

            Esta pesquisa tem como referencial teórico as idéias de Paulo Freire, que considera a alfabetização como parte integrante do processo político/educativo de desenvolvimento da consciência crítica dos educandos. Neste sentido, pretendeu identificar e analisar práticas pedagógicas constituintes de um processo de alfabetização com crianças desenvolvido nesta perspectiva. Para este fim, foram coletados dados em uma sala de primeiro ano de uma escola particular de Campinas. Os dados foram obtidos através de sessões de observação em sala, que permitiram a descrição das atividades onde houvesse produção de texto pelos alunos, e sessões de autoscopia, as quais possibilitaram coletar dados sobre as concepções da professora envolvida neste processo. A análise dos dados permitiu uma reflexão sobre o papel do professor como mediador neste processo, do aluno como indivíduo reflexivo e ativo em sua aprendizagem e do texto como ponto de partida e chegada do processo de alfabetização, cujos temas pos