LUIZ RICARDO RAMALHO DE ALMEIDA. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA
FORMAÇÃO DO LEITOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO
ACREDITAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NATAL-RN. 01/05/2004
1v. 250p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARLY AMARILHA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA
Palavras - chave:
FORMAÇÃO DO LEITOR - MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO DE JOVEN
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
MARIA APARECIDA DE QUEIROZ
MARLY AMARILHA
Linha(s) de pesquisa: 2.1 EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DO LEITOR Estudos e pesq. relacionados com linguagens: port.; frances; literatura; meios de comunicação. Investiga produção, compreensão e recepção dos aspectos linguisticos, cognitivos e interativos subjecentes a formação do leitor considerando sua especificidade
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
ESTA DISSERTAÇÃO ESTUDOU O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DA EFETIVAÇÃO DO PROJETO ACREDITAR, DESTINADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE NATAL/RN. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES EXPLORATÓRIAS EM UMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DO REFERIDO PROJETO. PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE OS JOVENS E OS ADULTOS SÃO SUJEITOS SOCIAIS QUE TÊM EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS DENTRO E FORA DA ESCOLA, APOIAMOS A ANÁLISE DOS DADOS NA PERSPECTIVA SOCIO-HISTÓRICA DE VYGOTSKY (1994), NA PEDAGOGIA DIALÓGICA DE FREIRE (2000), NA EXPERIÊNCIA DE LEITURA POR ANDAIME DE GRAVES E GRAVES (1995) E NA ABORDAGEM PSICOLINGÜÍSTICA DA LEITURA DE SMITH (1991). COM BASE NESSES APORTES, CONSTATAMOS FRAGILIDADES NO TRABALHO PEDAGÓGICO DESTINADO À FORMAÇÃO DO LEITOR. A ABORDAGEM NA SALA DE AULA INCIDE EM CONCEPÇÃO DE LEITURA COMO DECODIFICAÇÃO E DE LEITOR COMO RECEPTOR PASSIVO DE INFORMAÇÕES, QUE DEVE CONCORDAR E NÃO QUESTIONAR O QUE ESTÁ ESCRITO. OUTRA CONSTATAÇÃO DIZ RESPEITO AOS GÊNEROS TEXTUAIS, QUE SÃO EXPLORADOS NAS AULAS DE LEITURA SEM A DEVIDA ATENÇÃO ÀS SUAS ESPECIFICIDADES E FUNÇÕES SOCIAIS. RESSALTAMOS AINDA, A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR-TEXTO-ALUNO DE CARÁTER MONOLÓGICO, EM QUE DOMINA O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR, NÃO SENDO RELATIVIZADAS E/OU EXPANDIDAS AS INTERPRETAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O TEXTO. AO REFLETIR SOBRE ESSES ASPECTOS, CONSIDERAMOS QUE ESTE ESTUDO PODE CONTRIBUIR PARA ELUCIDAR ALTERNATIVAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA FAVORÁVEL À CONSTITUIÇÃO DO LEITOR NO ESPAÇO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.