José Ronaldo Pereira. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre a aprendizagem na telessala. 01/09/2006

 1v. 104p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

 Orientador(es): JOSÉ LEON CROCHIK

 Biblioteca Depositaria: PUC/SP

 

Palavras - chave:

 Teoria Crítica, Telessala, Telecurso

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 José Fernando Bitencourt Lomonaco

 

Linha(s) de pesquisa:

 Escola e Cultura: Perspectivas das Ciências Sociais  Investiga como a instituição social escolar realiza os processos e as práticas educacionais, visando à formação e à educação dos seus profissionais e dos sujeitos que envolve.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES/PROSUP

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise comparativa do aprendizado entre os(as) educandos(as) matriculados(as) no ensino fundamental, modalidade suplência telessala, com a utilização das novas tecnologias, e o ensino presencial, através de pesquisa empírica. A referência teórica foi a Teoria Crítica da Sociedade, em particular a partir da produção teórica de Theodor W. Adorno, que trouxe reflexões sobre o uso da televisão e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa foi realizada em duas escolas: uma com ensino presencial e outra, com ensino a distância (telessalas). Foram aplicadas duas provas – Língua Portuguesa e Matemática. Também foi aplicado um questionário com dez perguntas que identificou o perfil dos(as) educandos(as) dos dois grupos. Nossa principal hipótese era a de que o aprendizado do(a) educando(a) matriculado(a) nas telessalas seria menor que a do(a) matriculado(a) no ensino presencial. Tal hipótese foi confirmada após pesquisa empírica, que também demonstrou o baixo rendimento dos(as) alunos(as) que estão matriculados(as) nos cursos de suplência, seja presencial ou à distância.