WILMA MARTINS CARVALHO. O QUE APRENDO NA ESCOLA É O QUE USO NA VIDA?. 01/09/2005
1v. 111p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ANNETE SCOTTI RABELO
Biblioteca Depositaria: Sistemas de Bibliotecas da Universidade Católica de Goiás
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos, proposta da EAJA
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ANNETE SCOTTI RABELO
MARCOS CORREA DA SILVA LOUREIRO
RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
Linha(s) de pesquisa:
Teorias da Educação e Processos Pedagógicos Estudos relacionados c/ a prática pedagógica, a organiz. do trabalho escolar e as teorias educacionais e do ens.; currículo, ensino e aprendizagem de disciplinas específicas, educação de pessoas c/ necessidades espec., formação de professores.
Dependência administrativa: Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa é resultado de estudo realizado junto aos alunos da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos - EAJA, de 1ª a 4ª séries, de uma escola da Secretaria Municipal de Educação - SME de Goiânia. Concernente à consecução desse estudo, apresentamos uma abordagem histórica da educação de jovens e adultos, bem como a proposta da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos - EAJA. Há décadas, buscam-se métodos e práticas educativas adequadas à realidade cultural da educação de jovens e adultos. Percebe-se os esforços de educadores e teóricos para abarcarem a dimensão da complexidade dessa modalidade de ensino que ainda tem um longo caminho a percorrer. O objetivo é romper com as práticas “bancárias” e construir propostas que valorizem a diversidade na qual os sujeitos serão constructos do seu saber. A proposta da EAJA orientada à escola cuja perspectiva se opõe à exclusão social, pauta-se nos princípios da educação libertadora e tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais justa. Nesse sentido, direcionamos o foco da investigação para as práticas sociais de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos da EAJA em seu contexto social, por entendermos que estas práticas contribuem para a inclusão do sujeito no contexto cultural letrado. Discorremos, também, sobre os fundamentos teóricos que consistem no letramento, enfocado pela ótica da abordagem histórico-cultural. A pesquisa qualitativa norteou a investigação por intermédio da observação e da entrevista semi-estruturada. O objetivo foi partir da descrição dos fatos historicamente construídos nas interações e influências recíprocas. Nesse sentido, o sujeito é percebido em sua totalidade como ser em mudança e transformação, inserido num contexto sócio-histórico que articula, dialeticamente aspectos internos e externos que o envolvem. Considerando a relação dos sujeitos com a leitura e escrita no contexto social, problematizamos: os alunos da EAJA desenvolvem práticas sociais de leitura e escrita? É o que nos propusemos a investigar.