TADEUZA TATIANE BATISTA SARAIVA. A PRÁTICA CULTURAL POPULAR DO BOI DE
REIS COMO LINGUAGEM PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/12/2006
1v. 163p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO
CCSA
Palavras - chave:
EJA, PRÁTICA CULTURAL POPULAR, BOI DE REIS, ALFABETIZAÇÃO
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA
MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
WALTER PINHEIRO BARBOSA JÚNIOR
WANI FERNANDES PEREIRA
Linha(s) de pesquisa: 1.1
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO Investiga prát.
pedag. desenv. nas instituições educat., a form. e desenvolv. de
conceitos científicos, os proces. ens. aprend.
nas ciências sociais, os fundam. e
a prática da educaç. inclusiva,
especialmente para port. de
necessidades educat. especiais.
Idioma(s): Português
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A prática cultural popular do boi de reis como linguagem pedagógica na alfabetização de jovens e adultos se constitui como objeto de estudo dessa dissertação.O compromisso dessa pesquisa é propor caminhos na busca pela valorização de práticas culturais populares dos educandos e suas especificidades para alfabetização de jovens e adultos. Eesse objeto teve como campo de pesquisa a escola municipal josé andrade frazão, da rede pública de ensino da cidade do natal, tendo como partícipes os alunos do 1º nível de educação de jovens e adultos no ano de 2004. Será possível pensar a prática cultural do boi de reis como linguagem pedagógica, na alfabetização de jovens e adultos? esta questão norteou nossa pesquisa. para respondê-la traçamos os objetivos, diagnosticamos elementos motivadores para a socialização e valorização da prática cultural do boi de reis, no sentido de incorporá-la como linguagem pedagógica no processo de alfabetização e no auto-conhecimento do educando. Em parceria com a professora da turma, construímos situações didáticas, considerando a cultura popular do boi de reis no processo de alfabetização. Desta forma, identificamos nas suas atividades conceitos e eixos categóricos, os quais contribuíram para dialogarmos com os referenciais teóricos, e assim corroborar para a elaboração das atividades em sala de aula. Nesta perspectiva, analisamos as situações didáticas sistematizadas que demarcaram caminhos, pelos quais foi possível realizarmos, no processo de alfabetização, a valorização da cultura popular do boi de reis como linguagem pedagógica. Acreditamos que essa valorização possa contribuir na construção dos conhecimentos e no auto-conhecimento dos educandos enquanto protagonistas e produtores de cultura, além de sua inclusão social.