TADEUZA TATIANE BATISTA SARAIVA. A PRÁTICA CULTURAL POPULAR DO BOI DE REIS COMO LINGUAGEM PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/12/2006

 1v. 163p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA

 

Palavras - chave:

 EJA, PRÁTICA CULTURAL POPULAR, BOI DE REIS, ALFABETIZAÇÃO

 

 Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 Banca examinadora: 

 JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA

 MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO

 WALTER PINHEIRO BARBOSA JÚNIOR

 WANI FERNANDES PEREIRA

 

 

Linha(s) de pesquisa: 1.1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO  Investiga prát. pedag. desenv. nas instituições educat., a form. e desenvolv. de conceitos científicos, os proces. ens. aprend. nas ciências sociais, os fundam. e a prática da educaç. inclusiva, especialmente para port. de necessidades educat. especiais.

 

Idioma(s):  Português

  

Dependência administrativa

  Federal

  

Resumo tese/dissertação:

 A prática cultural popular do boi de reis como linguagem pedagógica na alfabetização de jovens e adultos se constitui como objeto de estudo dessa dissertação.O compromisso dessa pesquisa é propor caminhos na busca pela valorização de práticas culturais populares dos educandos e suas especificidades para alfabetização de jovens e adultos. Eesse objeto teve como campo de pesquisa a escola municipal josé andrade frazão, da rede pública de ensino da cidade do natal, tendo como partícipes os alunos do 1º nível de educação de jovens e adultos no ano de 2004. Será possível pensar a prática cultural do boi de reis como linguagem pedagógica, na alfabetização de jovens e adultos? esta questão norteou nossa pesquisa. para respondê-la traçamos os objetivos, diagnosticamos elementos motivadores para a socialização e valorização da prática cultural do boi de reis, no sentido de incorporá-la como linguagem pedagógica no processo de alfabetização e no auto-conhecimento do educando. Em parceria com a professora da turma, construímos situações didáticas, considerando a cultura popular do boi de reis no processo de alfabetização. Desta forma, identificamos nas suas atividades conceitos e eixos categóricos, os quais contribuíram para dialogarmos com os referenciais teóricos, e assim corroborar para a elaboração das atividades em sala de aula. Nesta perspectiva, analisamos as situações didáticas sistematizadas que demarcaram caminhos, pelos quais foi possível realizarmos, no processo de alfabetização, a valorização da cultura popular do boi de reis como linguagem pedagógica. Acreditamos que essa valorização possa contribuir na construção dos conhecimentos e no auto-conhecimento dos educandos enquanto protagonistas e produtores de cultura, além de sua inclusão social.