ROSILENE APARECIDA OLIVEIRA COSTA. A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVNS E ADULTOS. 01/05/2003

 1v. 94p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): YVONNE ALVARENGA GONÇALVES KHOURI

 Biblioteca Depositaria: PUC/SP

 

Email do autor:

 ROSILENEOLIVEIRA@UOL.COM.BR

 

Palavras - chave:

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS, ENSINO DA ARTE, CURRÍCULO,ALFABETIZAÇÃO

 

Área(s) do conhecimento: 

 CURRÍCULO

 

Banca examinadora: 

 LORIS GRALDI RAMPAZZO

 

 MARIA CELINA TEIXEIRA VIEIRA

 

 YVONNE ALVARENGA GONÇALVES KHOURI

 

Linha(s) de pesquisa:

 CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA  INVESTIGA OS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E CULTURAIS DO CURRÍCULO, CONSIDERANDO-O COMO COMPONENTE DA CULTURA, OU SEJA, COMO INSTITUIÇÃO DO SABER QUE REPRODUZ E RECRIA SIGNIFICADOS E PODERES.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  CAPES-PROSUP

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho pretendeu introduzir a discussão sobre o estudo de Arte na Educação de Jovens e Adultos, os desafios e as possibilidades do desenvolvimento de ações educativas voltadas à Arte no currículo de EJA, nos aspectos culturais, teóricos e metodológicos, para a composição de um currículo comprometido com a formação integral dos sujeitos, fundamentado pelas concepções Freireanas. Foram discutidas brevemente a trajetória da Educação de Adultos na Educação Brasileira, concomitante com o desenvolvimento do ensino de Artes na escola, buscando-se elencar quais as características sócio-políticas e pedagógicas que contribuíram para o cenários das ações educativas. A pesquisa contribuiu para a aproximação do olhar que educadores e educandos voltam para a Arte. A análise material coletado nas entrevistas nos posicionou sobre os conceitos formulados sobre o objeto artístico compostos pelos repertórios pessoais, como facilitadores ou dificultadores no desenvolvimento das atividades estéticas. Pretendemos assim contribuir para clarificar a contribuição do ensino de Arte na Educação de Adultos, sem a pretensão de tornar generalizantes os apesctos aqui apresentados e analisados.