Karla Maria Santos de Andrade. REPRESENTAÇÕES
DE ALUNOS
1v. 150p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM
Orientador(es): Fernanda Coelho Liberali
Biblioteca Depositaria: PUC-SP
Email do autor:
karlarodrigues@hotmail.com
Palavras - chave:
REPRESENTÇÕES, TELECURSO, EDUCAÇÃO
Área(s) do conhecimento:
LINGÜÍSTICA APLICADA
Banca examinadora:
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa
Linha(s) de pesquisa:
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO A PRESENTE LINHA DE PESQUISA INVESTIGA OS PROCESSOS E MECANISMOS DISCURSIVOS PRESENTES NO UNIVERSO ESCOLAR (SALA DE AULA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES), ENCARADOS COMO DETERMINANTES DOS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, DA LINGUAGEM.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho tem como objetivo investigar as representações dos alunos sobre ensino-aprendizagem de língua portuguesa dentro de uma abordagem teleducativa. O estudo foi realizado dentro de uma perspectiva sócio-histórica. Nesse sentido, o estudo está embasado nas teorias propostas por Vygotsky, Bakhtin e Habermas, autores que compartilham do princípio marxista de que o homem transforma o mundo através da utilização de instrumentos e atribuem à linguagem o papel de instrumento essencial para esta atuação transformadora. O conceito de representação foi, também fundamental a esse estudo, discutido a partir de Habermas e Bronckart. Os dados são referentes a um curso de formação de jovens e adultos em que a televisão é utilizada como um recurso didático. A coleta foi efetuada no ano de 2001, através de gravações de aulas, questionário, one minute paper e diário de observação da professora. Através da análise do conteúdo temático e contexto de produção (Bronckart, 1997/1999) foi possível verificar as representações dos alunos quanto às seguintes categorias: papel do professor, do colega, da própria participação, da teleaula, dos eventos no dia-a-dia e recursos didáticos.