Danilson Alves da Silva. Literatura e Educação: Como o aluno adulto descobre a
literatura?. 01/01/2003
1v. 147p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - LINGÜÍSTICA E LETRAS
Orientador(es): Juan José Mouriño Mosquera
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central Ir. José Otão
Email do autor:
dandanrs@terra.com.br
Palavras - chave:
Cognição; Leitura Lúdica; Adulta
Área(s) do conhecimento: TEORIA LITERARIA
Banca examinadora:
Dino de Sousa del Pino
Simone Souza de Assumpção
Linha(s) de pesquisa:
Literatura Infanto-Juvenil, Leitura e Ensino Análise da produção literária para crianças e jovens; diagnóstico da situação do ensino e propostas alternativas; descrição histórico-social dos processos de leitura e formação do leitor.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esse trabalho tratou das dificuldades cognitivas e afetivas da leitura, a formação do leitor e os diversos níveis de compreensão do adulto diante do corpo textual. Nos fixaremos na área de Educação de Jovens e Adultos - EJA -, enfocando a leitura de textos literários, e o prazer que a leitura gera, observando as descobertas que seus discentes apresentam diante da leitura. Na área da cognição adulta se trabalhará com as teorias do desenvolvimento humano e inteligência, especificamente, a inteligência lingüística (Gardner, 2000), com o desenvolvimento da personalidade e auto-estima (Mosquera, 1983) e para a compreensão da afetividade para a formação do hábito de leitura ( Cramer e Castle, 2001). Ainda como temática desta proposta se analisou evasão e o retorno de jovens e adultos aos bancos escolares, apontando com pesquisas práticas para a inclusão e a exclusão social que a falta de leitura, e principalmente, de textos literários causa.