Joselaine Aparecida Campos. Educação de Jovens e Adultos no Período de 1994 a 2002. 01/05/2004

 1v. 107p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Ivo José Both

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca do Bloco M

 

Palavras - chave:

 Política Educacional, educação de Jovens e Adultos,

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 Ivo José Both

 

 Rejane de Medeiros Cervi

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Política Educacional  Análise de políticas educacionais em seus processos de formulação, implementação e avaliação, seus componentes institucionais, ideológicos e seu impacto no sistema educacional. A ser Encerrada em 2005 ou integrada à Linha História e Política Educacionais

 

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa analisa a Educação de Jovens e Adultos-EJA, implementada pelos Cursos Supletivos, no primeiro ciclo do ensino Fundamental do Município de Ponta Grossa. Os objetivos deste trabalho foram: (a) inserir a Educação de Jovens e Adultos de Ponta Grossa na história da EJA brasileira; (b) verificar a formação de professores que atuam com o primeiro ciclo do Ensino Fundamental do Município de Ponta Grossa, em EJA; (c) analisar as políticas educacionais implementadas para o primeiro ciclo do ensino fundamental do município de Ponta Grossa. Tendo em vista tais objetivos, esta pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque descritivo, aconteceu, num primeiro momento, através de questionários, com perguntas abertas e fechadas. Em um segundo momento, foi utilizado entrevista, cujo roteiro é o mesmo do questionário, com o objetivo de confrontar os dados do primeiro instrumento de pesquisa. O grupo docente da EJA do primeiro ciclo do município de Ponta Grossa é formado por 47 (quarenta e sete) professores. Foram distribuídos os questionários para esse grupo e retornaram 70% (setenta por cento) dos enviados. Usando critérios como: atuação marcante na profissão do magistério como educadoras e, também, tempo de serviço (início da EJA na Rede Municipal de Ponta Grossa, 1994) na modalidade de educação de jovens e adultos; grau de escolaridade compatível com a proposta da LDB n.º 9.9394/96; professores do gênero feminino que possuem graduação e/ou especialização e que trabalham com o 1.° segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do Município de Ponta Grossa, foram selecionados para análise cinco questionários. Pode-se perceber nesta investigação que o relato dos sujeitos, em forma de questionário, e a sua fala, em forma de entrevista, define-se como expressivo discurso sobre sua existência através do tempo, uma vez que cada um tenta reconstruir os acontecimentos que vivificou e transmitiu a experiência adquirida. Os resultados mais relevantes em relação aos instrumentos de pesquisa foram: percebeu-se que na gestão municipal de 2001-2004 é que houve maior envolvimento e efetivação de políticas municipais para a EJA; criaram-se projetos e programas para a EJA municipal; os professores efetivaram sua formação em termos de graduação e /ou especialização, através do CNSMI com mídias interativas e cursos de Especialização; ocorreram alterações modulares em termos de currículo para atender a clientela da EJA. Constatou-se que, embora haja um longo caminho a percorrer, a Educação de Jovens e Adultos já se faz presente, de forma significativa, na realidade escolar de Ponta Grossa.