MARIA DA GRAÇA TAVARES SILVEIRA. Política de Recursos Humanos para a educação de jovens e adultos em Instituições de Ensino Superior: um estudo de caso do PREPESUFSC (1997-2000). 01/04/2002

 2v. 136p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - ADMINISTRAÇÃO

 Orientador(es): NELSON COLOSSI

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Universitária

 

Email do autor:

 graca.tavares@zipmail.com.br

 

Palavras - chave:

 Educação institucional, Alfabetização de servidores

 

Área(s) do conhecimento: 

 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

Banca examinadora: 

 CÍCERO RICARDO FRANÇA BARBOSA

 

 PEDRO CARLOS SCHENINI

 

Linha(s) de pesquisa:

 Política e Administração Universitária  Desenvolver estudos e pesquisas na área de administração universitária; promover atividades e eventos que viabilizem a discussão de temas relacionados com outra instituições ligadas ao estudo de gestão universitária.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação é resultado de um trabalho de pesquisa que buscou resgatar historicamente uma experiência de Alfabetização de Jovens a Adultos desenvolvida pelo PREPESUFSC a gerenciado pelo Departamento de Recursos Humanos - DRH/Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na cidade de Florianópolis - Santa Catarina, no período de 1997 a 2000.Diante deste contexto, a intenção central é apresentar ferramentas da experiência que possa ser utilizada, em sua totalidade ou parcialmente, pela Coordenadoria do Programa no DRH, promovendo oportunidades diversificadas para que todos os servidores técnico-administrativos da UFSC concluam a educação básica sensível com a demanda de servidores com tais carências a constatadas por meios de dados coletados neste período, o DRH sentiu a necessidade premente de reestruturar o referido programa.O PREPESUFSC promove a alfabetização, o ensino fundamental e o nível médio dos servidores técnico-administrativos a seus dependentes. Portanto, a educação é a preocupação institucional da UFSC, com relação à competição institucional a ao desenvolvimento de potencialidades do indivíduo, é que se deve pensar em vantagens, motivação, satisfação, qualidade a capacitação dos servidores, para que as transformações ocorram a não se percam as oportunidades oferecidas pela instituição.Portanto, o servidor ao buscar uma relação trabalho-educação, é evidenciado que existe a necessidade de um sistema de ensino que utilize programas que tenham por base ferramentas mais elaboradas de aplicação no ensino fundamental.Em conclusão, a complementação da educação dos servidores é o desafio institucionais para enfrentar a perspectiva da construção solidária a de novos objetivos de vida destes servidores.