MARIA DA GRAÇA TAVARES SILVEIRA. Política
de Recursos Humanos para a educação de jovens e adultos em Instituições de
Ensino Superior: um estudo de caso do PREPESUFSC (1997-2000). 01/04/2002
2v. 136p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - ADMINISTRAÇÃO
Orientador(es): NELSON COLOSSI
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Universitária
Email
do autor:
graca.tavares@zipmail.com.br
Palavras - chave:
Educação institucional, Alfabetização de servidores
Área(s) do conhecimento:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Banca examinadora:
CÍCERO RICARDO FRANÇA BARBOSA
PEDRO CARLOS SCHENINI
Linha(s) de pesquisa:
Política e Administração Universitária Desenvolver estudos
e pesquisas na área de administração universitária; promover atividades e
eventos que viabilizem a discussão de temas relacionados com outra instituições
ligadas ao estudo de gestão universitária.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação é resultado de um trabalho de
pesquisa que buscou resgatar historicamente uma experiência de Alfabetização de
Jovens a Adultos desenvolvida pelo PREPESUFSC a
gerenciado pelo Departamento de Recursos Humanos - DRH/Universidade Federal de
Santa Catarina - UFSC, na cidade de Florianópolis - Santa Catarina, no período
de 1997 a
2000.Diante deste contexto, a intenção central é apresentar ferramentas da
experiência que possa ser utilizada, em sua totalidade ou parcialmente, pela
Coordenadoria do Programa no DRH, promovendo oportunidades diversificadas para
que todos os servidores técnico-administrativos da UFSC concluam a educação
básica sensível com a demanda de servidores com tais carências a constatadas
por meios de dados coletados neste período, o DRH sentiu a necessidade premente
de reestruturar o referido programa.O PREPESUFSC promove a alfabetização, o
ensino fundamental e o nível médio dos servidores técnico-administrativos a
seus dependentes. Portanto, a educação é a preocupação institucional da UFSC,
com relação à competição institucional a ao desenvolvimento de potencialidades
do indivíduo, é que se deve pensar em vantagens, motivação, satisfação,
qualidade a capacitação dos servidores, para que as transformações ocorram a
não se percam as oportunidades oferecidas pela instituição.Portanto,
o servidor ao buscar uma relação trabalho-educação, é evidenciado que existe a
necessidade de um sistema de ensino que utilize programas que tenham por base
ferramentas mais elaboradas de aplicação no ensino fundamental.Em conclusão, a
complementação da educação dos servidores é o desafio institucionais para
enfrentar a perspectiva da construção solidária a de novos objetivos de vida
destes servidores.